31/08/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT cearense não pode comprometer reeleição da presidente Di

"O PT aqui do Ceará não pode comprometer a reeleição da presidente Dilma", ressaltou o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, durante a Plenária do Campo Democrático em Tauá, sertão dos Inhamuns, no interior do Ceará. No evento da tendência majoritária no Estado, que contou a presença da prefeita Patrícia, o líder do PT condenou insinuações contra aliados estratégicos no cenário nacional durante a eleição interna do PT (PED 2013) e demonstrou confiança na eleição de De Assis Diniz para a presidência do diretório do PT Ceará.

Guimarães recebeu nesta semana o governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira em Brasília (DF). Sobre a reunião, o líder do PT informou que ouviu do governador Cid Gomes (PSB) e do senador Eunício Oliveira (PMDB) o compromisso com a reeleição da petista em 2014. Sobre um possível apoio do governador Eduardo Campos à candidatura de Aécio Neves, Cid teria comentado que pretende conversar com o Campos e que irá trabalhar para não se tornar refém da legenda nas próximas eleições.

A Justiça Eleitoral determina que até o próximo dia 30 os postulantes a cargos majoritários e proporcionais apresentem o pedido de mudança de partido. Embora o governador do Ceará seja proibido por lei de se candidatar, um cenário onde PSB e PSDB marchem juntos pode comprometer a presença de aliados de Cid na legenda.

O líder não descartou a possibilidade do Partido dos Trabalhadores apresentar candidatura a governador na próxima eleição. No entanto, a definição deve passar ainda pelo crivo do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. O PT estuda ainda a possibilidade de ampliar a presença no Senado Federal, o que pode ser garantida com o apoio do PT à uma eventual postulação do PMDB ao governo estadual.

PED 2013

Neste sábado (31) deve ser divulgado o número de filiados do Partido dos Trabalhadores aptos a votar no PED 2013. A estimativa é que 500 mil pessoas participem da eleição interna que define a composição dos diretórios nacional, estadual e municipais.
Dados preliminares sobre o número de votantes no Ceará apontam que 38 mil petistas definirão quem será o próximo presidente estadual do PT. Com o a confirmação do dado, o Estado do Ceará pode ocupar a quarta posição nacional em número de filiados do PT regularizados.