29/08/2013
Compartilhe esta postagem:
Líder Guimarães manifesta repúdio a atitudes xenófob
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), subiu à Tribuna da Casa para defender o programa Mais Médicos na última quarta-feira (28). Ele manifestou solidariedade aos médicos cubanos vítimas de preconceito racial e repudiou a reação de alguns opositores ao programa "vitorioso" do governo federal.
"O que deve prevalecer não é a disputa ideológica, ou o preconceito. O que deve prevalecer são médicos humanos que cuidem bem deste País", aposta o líder que condenou o protesto promovido pelo Sindicato dos Médicos do Ceará realizado no início desta semana.
O Mais Médicos tem como meta levar profissionais da Medicina para 701 municípios brasileiros que não possuem sequer um médico e aumentar a presença da categoria no interior do país e nas periferias. Além disso, estão previstos investimentos na melhoria da estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
No discurso, Guimarães também destacou que o governo da presidente Dilma Rousseff não foi o primeiro a importar médicos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o governo do ex-presidente FHC, e com José Serra no comando do Ministério da Saúde, médicos cubanos foram contratados de maneira semelhante ao proposto nos dias atuais pelo ministro Alexandre Padilha.
“Todas as experiências que tivemos em outros governos foram experiências vitoriosas de médicos estrangeiros que vieram ao Brasil atender as populações mais carentes. Os médicos cubanos não estão interferindo, muito menos impedindo os médicos brasileiros de atenderem às populações carentes deste Brasil”, finaliza.