09/08/2013
Compartilhe esta postagem:
A mudança só se realiza com participação popular, af
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, participou na tarde da última quinta-feira (08) da Plenária do Plano Plurianual Participativo de Jaguaruana (PPA). O evento, que contou com a presença da prefeita Ana Tereza e do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), aconteceu na Escola Técnica do município e discutiu os rumos da gestão petista na cidade pelos próximos quatro anos. "Vocês elegeram a Ana Tereza para realizar uma verdadeira mudança aqui em Jaguaruana, e a mudança só se faz com participação popular", definiu o líder do PT.
A Plenária do Plano Plurianual Participativa é uma prévia do Orçamento Participativo, que é a construção da peça orçamentária do município pela população, incluindo aí obras e previsão de gastos. No primeiro caso, a cidadãos intervém na gestão municipal apontando e legitimando as diretrizes gerais em setores como saúde, infraestrutura, educação, assistência social, cultura e esporte nos próximos quatro anos. Após a aprovação popular, as decisões do coletivo são submetidas pelos vereadores.
Na opinião do deputado Guimarães, o PPA é um instrumento que pode mudar de vez a maneira como a cidade enxerga a administração pública. Além de criar uma cultura de transparência quanto ao gasto público, faz com que o povo atue mais próximo ao gestor, orientando e corrigindo eventuais desvios dos rumos. Por fim, a própria população pode questionar e exigir que determinadas obras sejam realizadas conforme foi definido coletivamente, porque passa a pensar a cidade como um todo, e não apenas defendendo os próprios interesses.
"Nesses quatro anos quem vai decidir o que vai ser realizado em cada comunidade são vocês", comentou o líder. “Por isso, é tão importante que todos aqui presentes sejam capazes de planejar buscando o melhor para todos. Não dá para qualquer prefeitura realizar todas as obras ao mesmo tempo e, por isso, o gestor precisa do povo apontando o que a cada ano vai fazer em cada localidade”.
O primeiro desafio, aponta o deputado estadual Dedé Teixeira, é convencer os vereadores que a participação popular não retira a autoridade da Câmara Municipal. “No início, os vereadores ficam chateados com o Orçamento Participativo, porque sentem medo que a população não precise deles. Depois, acabam se integrando ao povo e veem que ganham ainda mais estando no meio do povo”, disse citando a própria experiência como Prefeito de Icapuí.
Durante a plenária, a prefeita Ana Tereza agradeceu a participação de todos e reconheceu que, após tantos anos de abandono da gestão municipal, a carência da população e o próprio acúmulo de demandas tornaram as exigências ainda maiores. Ela ainda citou que o problema do abastecimento d´água, citado entre as demandas, deve-se a um problema com os motores, que já se encontram velhos e não detêem a mesma força. Segundo ela, a Prefeitura de Jaguaruana está aberta a discutir os problemas da cidade, ponto-à-ponto, com a população.
“Não tenha medo, Ana Tereza, ao final do seu primeiro mandato você vai ver que já fez muito e a população vai reconhecer cada esforço seu. Faça a política perto da população e o povo jamais lhe esquecerá”, conclui Guimarães.