05/08/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Expansão do Aeroporto de Juazeiro do Norte atende maior demanda

Fundamental para o desenvolvimento da Região do Cariri, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes vem passado por importantes transformações. A expansão de dois módulos operacionais provisórios (Mops), obra garantida pelo deputado José Guimarães (CE), líder do PT na Câmara, durante o governo do ex-prefeito Manoel Santana (PT), estão com obras avançadas e irão colaborar para desafogar o fluxo de 1000 passageiros que passam pelo equipamento diariamente.

Atualmente, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes opera com nove vôos diários, sendo duas conexões diretas para São Paulo (SP), uma para Brasília (DF), duas para Fortaleza (CE) e três vôos para Recife (PE). Em relação às cidades do interior, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes é o sexto de maior fluxo de pessoas no interior do Brasil. Ele tem um movimento semelhante aos aeroportos de Joinville (SC), Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Santarém (PA) e em São Jose dos Campos (SP).

A expectativa de entrega dos dois novos Mops, que tiveram obras iniciadas em maio deste ano, é para 14 de agosto. Com a reforma, a capacidade instalada vai ser ampliada para 800 mil passageiros por ano. “O povo do Cariri está prestes a realizar o sonho de ter um aeroporto novo, moderno e compatível com o desenvolvimento da região”, comenta Guimarães ao citar a necessidade de ampliação da pista de pouso, o que deve garantir o embarque e desembarque de aeronaves de maior porte.

Com os dois novos módulos operacionais, a área construída do Aeroporto de Juazeiro do Norte será ampliada dos atuais 950 m2 para 1.040 m2. O local receberá, além da ampliação do salão do aeroporto, a melhoria de infraestrutura dos banheiros, restaurantes e lanchonete.

A estimativa é que dois milhões de romeiros visitem Juazeiro do Norte por ano. Além do turismo religioso, a cidade-pólo do Cariri conta intenso fluxo de passageiros em decorrência do crescente turismo de negócios e universitário, sendo que, neste último caso, a expectativa é de que deva crescer consideravelmente após a sanção presidencial que criou a Universidade Federal do Cariri (UFCA).