03/08/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Partido dos Trabalhadores só vai discutir chapa majoritária em 201

A decisão de qual será o espaço do Partido dos Trabalhadores nas próximas eleições deve sair apenas no início de 2014. Durante a Plenária do Campo Democrático de Jardim, no Cariri, extremo Sul cearense, o líder do PT na Câmara afirmou que vai continuar trabalhando pela manutenção da aliança PT, PSB e PMDB no Ceará, como estratégia de garantir um palanque eleitoral forte em apoio à candidatura da presidente Dilma Rousseff no Estado, e garante que os contornos da disputa eleitoral que se avizinham ficarão mais claros a partir do início do próximo ano.

Guimarães esteve no meio desta semana no Palácio da Abolição, quando conversou com o governador Cid Gomes sobre o cenário político eleitoral nacional e estadual. Segundo informou, duas coisas estão certas: não há qualquer possibilidade do governador não apoiar a reeleição da presidente Dilma e o PT não irá se aliar nos estados com PSDB, DEM e PPS.

"Existem três possibilidades e três vagas que se abrem para o PT na chapa majoritária, a de governador, a de vice-governador e a de senador. E é natural que cada partido desta aliança queira indicar o próximo governador do Estado. Mas o que não pode é disputar por motivos pessoais, tem que ter liga com o nosso projeto nacional e tem que conseguir unir os nossos aliados nacionais aqui no Ceará”, defende.

De acordo com Guimarães, como existem candidaturas petistas competitivas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, é provável que o PT tenha de abrir mão da candidatura do Governo do Ceará. Desta forma, ainda segundo ele, há grande possibilidade de que o PT cearense acabe indicando o nome para vaga do Senado Federal. “Mas não existe fechado o nome de quem seria esse parlamentar e, claro, as diversas forças do PT querem apresentar os seus nomes”, esclarece.

Para 2014, o Partido dos Trabalhadores traçou a meta preliminar de eleger 100 deputados federais e 20 senadores. A conquista pode colaborar para que a legenda possa contribuir ainda mais com a governabilidade da gestão petista na Presidência da República.