25/07/2013
Compartilhe esta postagem:
71% dos cearenses aprovam o governo da presidente Dilma Rousseff
A menos de um ano antes da corrida eleitoral de 2014 uma pesquisa Ibope lançada ontem (24) pelo portal do instituto na internet mostra que 71% dos cearenses aprovam o comando o modo da presidente Dilma Rousseff de governar. Pelos números da pesquisa, o ex-presidente Lula e a atual chefe do Executivo podem ser determinantes no êxito de candidaturas majoritárias.
67% dos entrevistados votariam no candidato do ex-presidente Lula para o Governo do Estado e 53% levariam em conta o apoio da presidente Dilma Rousseff na hora de escolher o próximo chefe do executivo estadual. Apenas 11% dos cearenses afirmaram que não votariam de maneira alguma no principal “cabo eleitoral” dos cearenses e o apoio da presidente Dilma poderia prejudicar o apoio a um determinado candidato para 19% do público estudado.
Para 13% da população cearense, segundo o instituto, o governo da presidente Dilma é ótimo, enquanto 39% avalia como bom a atuação da atual chefe do Executivo federal. 35% apontam como regular o desempenho de Dilma Rousseff na Presidência e avaliação de ruim ou péssimo ficou em 6% para ambas as opiniões. Não sabem ou não quiseram responder, 1%.
DESINTERESSE
Outros pontos que se destacam na pesquisa realizada entre 13 e 16 de julho, antes das manifestações da chamada Jornada de Junho, é o desinteresse do público pesquisado sobre a política e avaliação favorável sobre o atual cenário econômico e social. Pelos números do Ibope, 52% dos cearenses possui “pouco interesse” ou “nenhum interesse” quando o assunto é a disputa eleitoral no próximo ano, ainda que 83% dos cearenses esteja “muito satisfeita” ou “satisfeita” em relação à vida que vem levando hoje.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde livremente quem seria o seu candidato a governador do Ceará em 2014, 69% dos 812 entrevistados “não souberam responder” ou “não responderam” e 17% afirmaram que votariam em branco ou nulo. O governador Cid Gomes é citado por 6% do público como sendo o seu candidato ao Palácio da Abolição, ainda que o mesmo não possa disputar as próximas eleições, haja vista ter sido reeleito em 2010.
O Ibope Inteligência realizou 812 entrevistas com eleitores entre 16 e mais de 65 anos, sendo 376 homens e 436 mulheres. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos. O instituto Ibope Inteligência não divulgou quem encomendou a pesquisa.