18/06/2013
Compartilhe esta postagem:
Deputado José Guimarães articula ações antidrogas pa
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), acompanhado do padre Francisco dos Santos, coordenador da Associação Vida para Todos, de Juazeiro do Norte (CE), reuniu-se nesta segunda-feira (17) com o titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, Vitore André Zílio Maximiano.
Guimarães e padre Francisco foram consultar a Senad quanto a ações de prevenção e combate às drogas que possam ser implementadas na região do Cariri, região no sul do Ceará que abrange oito municípios e cerca de 550 mil habitantes.
Maximiano informou que o Cariri é de interesse estratégico para a Senad, devido à sua localização e à sua importância econômica, que permite influência sobre cidades de quatro estados: Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco.
Dentre as ações que a Senad pode implantar ou fortalecer na região, a capacitação de lideranças e mobilizadores comunitários para prevenir o uso de drogas vai ao encontro da atuação da entidade coordenada pelo padre Francisco, bem como de outras organizações da sociedade civil do Cariri.
O deputado Guimarães avaliou positivamente a reunião e acredita que os frutos do diálogo logo serão colhidos pela população caririense. “É importante dialogarmos com o Ministério da Justiça e com a Senad para vermos de que maneira podem ser estabelecidas as parcerias para que seja fortalecida a rede de proteção que visa ajudar a juventude a se libertar dessa chaga que são as drogas. Agora vamos afinar e aprofundar as conversas para que esse diálogo se converta efetivamente numa vitória para o povo do Cariri”, disse o parlamentar.
O padre Francisco também se mostrou otimista quanto às ações futuras da Senad para curto e médio prazo no Cariri. “Como padre, escuto bastante a população, que traz cotidianamente os seus problemas sociais e espirituais. Acredito que a parceria com a Senad poderá ajudar o povo a enfrentar e a superar esses problemas, especialmente na questão das drogas”, declarou o pároco.