13/06/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo federal doa 30 mil toneladas de milho para o Estado do Ceará

O Governo do Estado do Ceará assinou nesta quinta-feira (13) o termo de doação de 30 mil toneladas de milho do governo federal para o combate dos efeitos da seca no semi-árido nordestino. A assinatura ocorreu no Porto do Pecém e teve a presença do governador Cid Gomes, do líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), e do presidente da Fetraece, Moisés Brás, além de representantes dos ministérios da Agricultura e de Portos. Guimarães assinou como testemunha o termo de doação.

A doação do milho é uma das ações do governo Dilma no combate aos efeitos da pior estiagem dos 50 anos que atinge o Estado e um dos compromissos da presidente durante a última passagem dela no Ceará. Complementam a estratégia de minorar os efeitos da seca as ações de segurança hídrica e alimentar, como a Transposição das águas do Rio São Francisco, o Cinturão das Águas, a construção de barragens e a construção de postos de silagem distribuídos por todo território cearense.

“Não fosse a junção de esforços entre governo estadual e a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff, não teríamos uma ação grandiosa como essa”, admite o presidente da Federação da Agricultura, Flávio Sabóia. Segundo informou, seriam necessários pelo menos mil caminhões para transportar as 30 mil toneladas entre os portos de Paranaguá e Pecém e, caso a presidente Dilma Rousseff não interviesse no ritmo normal de funcionamento dos portos brasileiros, o milho só chegaria em novembro no Estado do Ceará.

Todo o custo logístico de distribuição para os estados nordestinos, informa Guimarães, foi assumido pelo governo federal, o que inclui o custo de embarque e desembarque da mercadoria até o destino final. A partir daí, os governadores são responsáveis pela armazenagem do milho nas imediações dos portos e o ensacamento. “O preço da saca de milho inclui apenas a distribuição da mercadoria entre o porto e o destino final do milho. E, portanto o que o agricultor paga na Ceasa, quando recebe o milho subsidiado, não corresponde ao valor total que está embutido no produto”, diz.

O líder do PT na Câmara ainda defende o governo Dilma e diz que o fornecimento de milho nunca foi interrompido. “Muito pelo contrário, o que está ocorrendo é uma doação extraordinária, além daquela que já é realizada mensalmente pelo governo federal. Só para se ter uma idéia, somente neste ano o Ceará já recebeu 35 mil toneladas de milho do governo federal”, afirma.

Os grãos partem do Porto do Pecém em direção ao interior do Estado no próximo domingo (16) e serão distribuídos entre produtores do interior do Estado cadastrados no Programa Venda em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em duas frentes. A frente Sul irá distribuir o milho nas regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. Por sua vez, a frente Norte, levará o grão para a região Norte e Inhamuns. A entrega será realizada nas estações de trem e caberá às prefeituras ou aos produtores, receber o milho e levar para o destino final.

A saca de 60 quilos será vendida por R$ 18,20 para os agricultores familiares e R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados. Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), informar a quantidade necessária e fazer o pagamento do boleto.

Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'file_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'object_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'method_cache' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]