13/06/2013
Compartilhe esta postagem:
Deputado Guimarães acompanha ensacamento do milho no Porto do Pecé
A promessa da presidente Dilma Rousseff de entregar 30 toneladas de milho para agricultores familiares e produtores rurais começa a ser realizada nesta quinta-feira (13). A partir das 15h, o governador Cid Gomes, junto aos ministros Antonio Andrade (Agricultura) e Leônidas Cristino (Portos), assinam o termo de doação do milho para o Estado do Ceará. O milho chegou no último domingo (09) no navio São Luiz no Porto do Pecém e passa pelo processo de classificação e ensacamento em galpões do próprio porto.
Os grãos serão distribuídos entre produtores do interior do Estado cadastrados no Programa Venda em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O milho será escoado para as cidades do Interior por duas frentes. A frente Sul irá distribuir o milho nas regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. Por sua vez, a frente Norte, levará o grão para a região Norte e Inhamuns. A entrega será realizada nas estações de trem e caberá às prefeituras ou aos produtores, receber o milho e levar para o destino final.
A saca de 60 quilos será vendida por R$ 18,20 para os agricultores familiares e R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados. Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), informar a quantidade necessária e fazer o pagamento do boleto.
“A presidenta Dilma Rousseff o que prometeu durante última visita ao Ceará e que não reste dúvida: não faltarão recursos para abastecimento d´água para o Nordeste”, conclui o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães. O parlamentar cearense acompanha logo mais o desembarque e ensacamento do milho enviado pelo governo federal.