10/06/2013
Compartilhe esta postagem:
Criação da UFCA aumenta expectativa em torno da expansão da
Após a Universidade Federal do Cariri (UFCA) receber a sanção presidencial cresce a expectativa em torno da expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para mais três municípios cearenses. Atualmente, a UFC dispõe de campi avançados em Sobral e Quixadá e poderá também chegar às regiões do Vale do Curu e Aracatiaçu, Centro-Sul e Ibiapaba. A UFCA é a terceira universidade pública federal do Estado do Ceará, atrás apenas da Unilab e da UFC.
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), já dispõe de emendas parlamentares aprovadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano (LDO 2013) para expansão da UFC no Estado. Embora a LDO não trate especificamente do custo orçamentário para instalação dos campi, denota a sintonia entre Executivo e Legislativo federal em relação à expansão do ensino público. Neste ano, Guimarães já encabeçou reunião com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e os prefeitos de Itapipoca, Iguatu e Tianguá para tratar do assunto.
Mercadante assumiu compromisso de incluir as cidades cearenses na próxima fase da expansão do ensino superior, a ser promovido pelo Governo Federal. O ministro orientou os prefeitos a elaborarem, em conjunto com a universidade, um estudo sobre as demandas de formação profissional de cada região. A cargo de Guimarães ficará a mobilização de recursos, junto ao Congresso, para viabilizar os investimentos.
“A interiorização do ensino técnico e superior é uma política iniciada no governo Lula e mantida pela presidente Dilma. Trata-se de multiplicar e democratizar as oportunidades para a juventude brasileira”, defende o líder petista. O lançamento da
IMPACTO SOCIAL
Para o prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, a chegada da universidade tem “forte impacto social e econômico”. “Centenas de jovens da cidade e do entorno precisam se deslocar para Fortaleza ou Sobral para estudar, distanciando-se da família e deixando de investir na sua cidade. Com a UFC, inverteríamos essa lógica para um processo de atração”, defende.
Na região da Ibiapaba, onde movimentos sociais, autoridades políticas e gestões municipais, se uniram para defender a bandeira, é esperada também uma diminuição do número de acidentes em rodovias estaduais por onde trafegam ônibus fretados pelas prefeituras até Sobral, ou mesmo Teresina (PI). A estimativa do Conselho de Desenvolvimento da Região da Ibiapaba (Conderi) é que cinco mil estudantes da região gastem pelo menos quatro horas por dia para ir e vir da universidade e após a apresentação de projetos das prefeituras, a entidade aguarda um estudo de viabilidade técnica a ser emitido pela UFC.
IGUATU
Da mesma forma, a instalação de um campus avançado da UFC em Iguatu beneficiará diretamente a população jovem de 14 municípios cearenses e poderá colocar o Estado do Ceará em pé de igualdade a Pernambuco e Bahia, onde a descentralização das universidades públicas já é uma realidade. A cidade é uma das mais antigas a requisitar a expansão da UFC, o que ocorre desde o primeiro governo Lula, em 2006.
“A formalização da demanda de Iguatu foi uma das primeiras iniciativas do meu mandato, tanto pela aprovação de emenda ao PPA 2008-2011 quanto à da LDO de 2009”, justifica Guimarães. Como o prazo de tramitação das duas propostas se encontra vencido, o parlamentar, reencaminhou o pedido para que fosse incluído na Lei Orçamentária de 2013 (LOA 2013).