30/04/2013
Compartilhe esta postagem:
Unidade progressista é essencial para consolidar derrota neoliberal
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, está em Cuba onde participa desde domingo (28) até amanhã (01/05) de uma série de debates sobre os desafios da esquerda na América Latina e no Caribe. Ontem (29), o petista cearense, que é membro do Diretório Nacional do PT, participou do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo.
Cerca de 100 delegados de 20 nações estão em Havana para discutir a necessidade da unidade de esquerda na região. O Grupo de Trabalho prepara o XIX Encontro do Foro de São Paulo, que será realizado no Brasil entre 31 de julho e 04 de agosto. O Foro é um espaço onde se encontram partidos progressistas e de esquerda, nacionalistas, socialistas e comunistas para lutar contra o avanço do neoliberalismo.
“A unidade entre as forças progressistas é essencial para consolidar o processo que tem transformado a vida de milhões de latino-americanos e caribenhos, com governos democráticos e populares que levaram à derrocada as políticas neoliberais”, discursou o líder do PT citando o papel estratégico dos governos Lula e Dilma Rousseff na transformação do cenário político e econômico da América Latina e Caribe.
A comitiva do PT nacional em viagem a Cuba é composta por oito membros. Afora Guimarães, também integram a comitiva o presidente nacional do PT, Rui Falcão (SP); a secretária de Relações Internacionais da legenda, Iriny Lopes; e os secretários de Comunicação, Paulo Frateschi, de Finanças, João Vaccari. Valter Pommar, Ângela Portela e Francisco José Campos Rodrigues completam a comitiva como membros da direção nacional do PT.