21/03/2013
Compartilhe esta postagem:
Seca: Líder do PT na Câmara apresenta propostas ao governo federal
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), acompanhado por parlamentares da região Nordeste, esteve reunido na última quarta-feira (20) no Palácio do Planalto para tratar com as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) para tratar de propostas emergenciais no combate a pior seca dos últimos 40 anos na região Nordeste. “Precisamos de ações urgentes porque a seca e a burocracia estão matando o rebanho e o nordestino que vive no campo”, cobrou o líder petista.
No início deste ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou ações governamentais durante o período de agravamento da seca, como a manutenção dos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem, o investimento federal na construção de cisternas de placa e em sistemas de irrigação simplificado, além de uma nova remessa de milho da Conab para os agricultores com preços subsidiados. Na opinião do líder do PT, as soluções não resolvem imediatamente o sofrimento do agricultor nordestino, porque sofrem de entraves burocráticos e não resolvem emergencialmente o problema da falta d´água na região.
“A população não tem condições de esperar os recursos chegarem via secretarias estaduais para que as obras sejam licitadas e só depois saiam do papel”, alertou Guimarães. Segundo ele, faz-se necessário que os convênios sejam assinados diretamente com os municípios. Além disso, o líder do PT sugeriu que emergencialmente o milho ofertado pela Conab nos balcões fosse distribuído pela Força Aérea Brasileira (FAB), como forma de minorar os danos da seca e acelerar a distribuição do alimento destinado ao rebanho dos agricultores familiares.
“É preciso redirecionar as ações do governo para perfuração de poços profundos. Essa é uma necessidade urgente que vai do semiárido de Minas Gerais até o Estado de Alagoas”, apelou o petista cearense à ministra Ideli Salvatti. Segundo informou, muitos municípios cearenses dependem diretamente dos carros-pipas, que já sofrem com a falta d´água nos principais reservatórios. “Como a previsão é de prolongamento da seca para os próximos 12 meses, se nada for feito, vai faltar água até para o carro-pipa”.
Outra solução para o abastecimento, na opinião do líder petista, é levar água dos grades reservatórios de toda região Nordeste para os municípios afetados com a falta de chuva. “Não estamos propondo adutoras, estas seriam obras estruturantes e demoradas. O que sugerimos é um sistema emergencial, mesmo, com a canalização destes reservatórios para as cidades mais próximas”, explicou.
NOVAS MEDIDAS
De acordo com Guimarães, as propostas foram bem acolhidas pelos ministros. Na próxima segunda-feira (25), segundo informou a ministra das Relações Institucionais, a presidente Dilma Rousseff deve realizar um novo anúncio de medidas no combate aos efeitos da estiagem prolongada. “E as nossas sugestões serão consideradas nesse conjunto de medidas”, acrescentou o líder.
Pelo PT, além do líder da bancada, participaram da reunião no Palácio do Planalto os deputados: Assis Carvalho (PI), Eudes Xavier (CE), Luiz Couto (PB), Pedro Eugênio (PE), Fernando Ferro (PE), Fátima Bezerra (RN), Josias Gomes (BA), Rogério Carvalho (SE), Valmir Assunção (BA) e Paulão (AL).
Ouça e baixe a entrevista com o deputado José Guimarães clicando aqui.
(Com imagens e informações do PT na Câmara)