18/03/2013
Compartilhe esta postagem:
Líder do PT quer expansão do ensino técnico para áre
O deputado José Guimarães discutiu, nesta segunda-feira (18), a expansão do ensino técnico no Ceará. A reunião, que aconteceu na liderança do PT na Câmara, teve a presença do secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio Oliveira. "Em toda sua dimensão, o IFCE valoriza o compromisso ético aliado à responsabilidade social e à excelência do ensino", declarou o parlamentar.
Atualmente, o Ceará dispõe de 23 unidades do IFCE distribuídas em todo Estado. Até o último dia 15, a rede pública de ensino técnico ofertou 965 vagas em 29 modalidades diferentes de cursos técnicos. Os número, na opinião do líder do PT, é "bastante representativo", embora o Programa Nacional de Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec, ainda necessite ser expandido para áreas desassistidas pelo instituto.
"A determinação de expandir a rede de ensino técnico, um compromisso pessoal da presidente Dilma, está umbilicalmente ligado à superação da extrema pobreza pela via da Educação. Não basta retirar os mais necessitados de sua condição subalterna, é preciso incluí-los no mercado de trabalho, com qualificação e competitividade na disputa por vagas", opina Guimarães.
Em 2012, o governo federal atingiu com o Pronatec, a marca de 2,2 milhões de jovens matriculados pelo programa. Metade dos estudantes serão formados em parceria com o Sistema S (Sesc-Senac-Sesi), que deve receber 53 unidades até o final do governo da presidente Dilma Rousseff.
“Essa parceria, Luciano, vai garantir que, juntos, governo e Senai, formem uma nova geração de jovens, de trabalhadores em cursos de alta qualidade e sintonizados com as necessidades da indústria brasileira”, garante a presidente.
A meta é que, até 2014, 8 milhões de vagas nos cursos técnicos e profissionalizantes sejam ofertadas em todo Brasil.
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec, como é mais conhecido, oferta cursos através dos IFCEs e do Sistema S (Sesc-Sesi-Senai).
Entre os objetivos do programa está a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada. O Pronatec também oferta qualificação profissional à distância e conta com Bolsa-Formação, para estudantes de baixa renda, de R$ 443,00.
SAIBA MAIS
Confira, abaixo, a lista de cursos com os turnos e a quantidade de vagas:
ACARAÚ
Pesca: 35 vagas (manhã)
Serviços de Restaurante e Bar: 35 vagas (manhã)
Aquicultura: 35 vagas (noite)
Construção Naval: 35 vagas (noite)
CAMOCIM
Serviços de Restaurante e Bar: 30 vagas (manhã)
CRATEÚS
Edificações: 30 vagas (manhã)
Agropecuária: 35 vagas (manhã)
FORTALEZA
Edificações: 25 (noite)
Eletrotécnica: 30 (noite)
Instrumento Musical: 25 (manhã)
Manutenção Automotiva: 30 (noite)
Mecânica Industrial: 30 (noite)
Segurança do trabalho: 30 (noite)
Refrigeração e Climatização: 30 (noite)
MARACANAÚ
Meio Ambiente: 40 vagas (noite)
Informática: 30 vagas (tarde)
Automação Industrial: 30 vagas (tarde)
QUIXADÁ
Edificações: 30 vagas (tarde)
Química: 30 vagas (tarde)
Controle Ambiental: 30 vagas (tarde)
SOBRAL
Agroindústria: 35 vagas (noite)
Eletrotécnica: 35 vagas (noite)
Fruticultura: 35 vagas (tarde)
Mecânica: 35 vagas (noite)
Meio Ambiente: 35 vagas (noite)
Panificação: 35 vagas (noite)
TAUÁ
Agronegócio: 35 vagas (tarde)
TIANGUÁ
Informática: 25 vagas (tarde)
UBAJARA
Alimentos: 70 vagas (manhã ou noite)