18/03/2013
Compartilhe esta postagem:
Líder do PT na Câmara comenta resultado do IBC-Br para o mês
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), comentou a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado na última sexta-feira (15). O indicador, um sinalizador mensal de como anda o desempenho do Produto Interno Bruto, sofreu alta de 1,29% em relação ao mês de dezembro e 3,84% em comparação à janeiro de 2012.
A alta do IBC-Br, segundo analistas, foi em boa parte puxado pelo bom desempenho da indústria e das vendas do varejo. De acordo com o IBGE, a produção do setor manufatureiro registrou um incremento de 2,5% no primeiro mês do ano ante o último de 2012, o melhor número desde março de 2010, quando havia apresentado um salto de 3,4%, na margem.
Na avaliação do líder, o bom resultado para economia brasileira demonstra os primeiros sinais de recuperação gradual da economia, o que é positivo para geração de novos empregos com carteira assinada e o crescimento da massa salarial. Guimarães aponta ainda que a alta do indicador é reflexo das políticas econômicas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff ainda no ano passado, como o Plano Brasil Maior, além da redução de impostos e da taxa de juros.
“E, com o fim dos impostos federais para 15 produtos da cesta básica e o Plano Inova Empresa, este último lançado na semana passada, a expectativa é de que o gráfico da economia brasileira volte a ser a de uma parábola ascendente: com cada vez mais crédito, mais investimento público e relações de consumo ainda mais madura”, disse ao se referir sobre o Plano Nacional de Consumo e Cidadania, lançado na sexta (15).
“É enfrentar a maré negativa da economia internacional com o pé no seguirmos em frente, certos de um grande resultado do PIB no final deste ano”, conclui.