16/03/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder do PT conhece terreno do campus avançado da UFC em Crate&uac

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), visitou, na última sexta-feira (15), o terreno onde foi assinado a ordem de serviço para construção do campus avançado da Universidade Federal do Ceará em Crateús. Acompanhado pelo vice-prefeito Mauro Soares (PT) e lideranças políticas, Guimarães andou pelos 30 hectares que ficam às margens da BR-226, em frente à Vila dos Oficiais do 40° Batalhão de Infantaria.

A construção do novo campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) está orçado em R$ 31,2 bilhões. Quando estiver em pleno funcionamento, o campus deverá atender 1,4 mil estudantes e empregar 82 professores universitários, além dos cargos de direção e servidores públicos.

O complexo universitário oferecerá três cursos de engenharia (de minas, ambiental e civil), além dos cursos de sistemas de informação e ciência da computação. “O campus avançado da UFC em Crateús será um dos maiores pólos de engenharia do Nordeste e abrirá o primeiro curso de engenharia de mineração de toda região", comemora o vice-prefeito Mauro Soares.

Novos campi

Na quarta-feira (13), o líder do PT na Câmara garantiu três campi avançados da UFC para os municípios de Itapipoca, Iguatu e Tianguá. Em reunião com o ministro Aloísio Mercadante (Educação) e os prefeitos dos três municípios ficou acertado que as três cidades serão contempladas com futuras instalações da universidade federal durante nova etapa de expansão do ensino superior e técnico no Brasil.

Segundo informou o líder do PT, será alocada, no final deste ano, uma emenda de bancada para criação dos três campi e, ainda, a proposta de criação dos campi avançados de Itapipoca, Iguatu e Tianguá será encaminhado para o conselho da UFC em Fortaleza. "E aí daremos a arrancada, como aconteceu em Crateús."