13/03/2013
Compartilhe esta postagem:
Deputado Pedro Eugênio é eleito novo coordenador da bancada nordest
O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) foi eleito, na manhã desta quarta-feira (13), o novo coordenador da bancada nordestina. O petista pernambucano, que já ocupou a presidência do Banco do Nordeste, sucede o deputado José Guimarães (PT-CE), que já acumula as funções de líder do PT na Câmara, vice-líder do governo Dilma na Câmara e presidente da comissão mista que trata da MP 595/12, a MP dos Portos.
Durante a reunião da bancada nordestina, Guimarães fez um balanço das atividades do colegiado, incluindo a renegociação das dívidas rurais para agricultores e comerciantes no ano passado e a abertura do governo para reestruturação do DNOCS. O líder do PT apontou "incompatibilidade" entre a liderança da maior bancada na Câmara Federal e a manutenção do próprio nome como coordenador da bancada.
"Mesmo com o ano eleitoral, nós fizemos dez grandes reuniões e tivemos três grandes ações. Uma está para ser, ainda, consolidada e encaminhada. Em primeiro lugar nós tivemos um papel decisivo para a Bancada, coletivamente, que foi a grande conquista (dentro) da Medida Provisória que definia o aumento de capital para o Banco do Nordeste e, também, a redefinição dos critérios do FNDE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste)", acrescenta o petista.
Como novo coordenador da Bancada do Nordeste, Pedro Eugênio (PT-PE), afirmou hoje que dará a "máxima" prioridade ao Projeto de Resolução (PRC) 22/11 que cria, na estrutura permanente da Câmara dos Deputados, uma comissão para tratar dos assuntos relacionados à integração nacional e ao desenvolvimento regional.
Para que a nova Comissão seja criada, basta a maioria simples dos deputados (257), ou a maioria simples dos parlamentares presentes, aprovar o PRC 22 no plenário Ulysses Guimarães.
"Vai ser uma prioridade. Temos um Projeto de Resolução que tramita já na Casa e nós vimos que todos os parlamentares (da Bancada) apoiam essa ideia. Portanto, vamos trabalhar nesta direção porque aí teríamos dentro da Casa uma estrutura técnica para dar mais força e consistência ao nosso trabalho", disse o novo coordenador.
O PRC 22/11 foi apresentado pelo então coordenador José Guimarães, em março de 2012, com objetivo de desmembrar os temas relacionados à integração nacional e desenvolvimento regional da Comissão da Amazônia, a qual compete, atualmente, debater os dois assuntos.