12/03/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Em Brasília, deputado José Guimarães prestigia lança

O líder do PT na Câmara prestigiou, na noite da última terça-feira (12), em Brasília (DF) o lançamento do romance "O Brasil", escrito pelo jornalista Mino Carta. O romance, que traz trechos auto-biográficos, se inicia a partir da morte de Getúlio Vargas, em 1945, tem posfácio assinado por Alfredo Bosi e traz duras críticas à burguesia brasileira.

"Retratar o nosso homo politicus é lidar com o nauseante: que galeria de patifes talvez superada apenas pela dos jornalistas! Aqui o narrador pôs o dedo na ferida, mas, em vez de sangue fresco, o que jorrou foi pus. Lembra, de longe, a fauna satirizada por Lima Barreto nas Recordações do Escrivão Isaías Caminha, mas tão deteriorada que desafia qualquer hipótese progressista em relação à história da nossa espécie", escreve Bosi.

SOBRE O AUTOR

Genovês nascido em uma data incerta entre 6 de setembro de 1933 e 6 de fevereiro de 1934, Mino começou no jornalismo em 1950, cobrindo a Copa do Mundo como correspondente do jornal Il Messaggero, de Roma. Colaborou de 1951 a 1955 com a revista Anhembi, fundada e dirigida por Paulo Duarte, e foi redator da agência Ansa em São Paulo.

O atual editor da revista Carta Capita foi criador e diretor das revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e Jornal da Tarde. Foi ainda diretor de redação da revista Senhor de 1982 a 1988 e, novamente, da revista IstoÉ, em nova fase, de 1988 a 1993. Em 1994, fundou a revista CartaCapital.