05/03/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Bancada do PT lamenta falecimento de Hugo Chavez

O Liderança do PT na Câmara acaba de divulgar uma nota de pesar pelo falecimento de Hugo Chávez, presidente da República Bolivariana da Venezuela. Pela nota, a bancada petista presta "condolências ao governo e ao povo daquele país pela perda deste incansável lutador pela libertação da América Latina".

Na opinião do líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), Hugo Chávez foi um "gigante". "Um construtor de sonhos e grandes transformações", afirmou.

A presidente Dilma Rousseff também lamentou a perda do líder da revolução bolivariana. Na opinião dela, Chavez era "um amigo do Brasil por quem eu tinha grande amizade". "Foi uma perda irreparável", disse.

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente Hugo Chávez. Tenho orgulho de ter convivido e trabalhado com ele pela integração da América Latina e por um mundo mais justo. Eu me solidarizo com o povo venezuelano, com os familiares e correligionários de Chávez, neste dia tão triste, mas tenho a confiança de que seu exemplo de amor à pátria e sua dedicação à causa dos menos favorecidos continuarão iluminando o futuro da Venezuela", finaliza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia a íntegra da nota lançada pelo PT na Câmara:


NOTA DE PESAR

A Bancada do Partido dos Trabalhadores recebeu com imenso pesar a notícia da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e transmite suas condolências ao governo e ao povo daquele país pela perda deste incansável lutador pela libertação da América Latina.

Os deputados e deputadas do PT manifestam sua convicção de que o legado libertário de Chávez é inesgotável e continuará fertilizando a terra sagrada de nossa América e iluminando os caminhos de seus povos e de suas lutas pela democracia, pelo crescimento econômico com distribuição de renda e pela continua afirmação da dignidade dos povos e das nações de nosso continente. Foi um gigante na construção de sonhos e grandes realizações.

Hugo Chávez, os que vão nascer o saúdam. Outras mãos, outras mentes assumirão suas nobres causas às quais dedicou sua vida fértil, rica e voltada à luta pela liberdade e pelo bem-estar do nobre povo de sua querida Venezuela. Agora, ocupará, ao lado de Simon Bolívar, um lugar de honra nos corações e mentes dos povos de nossa América.

Deputado José Guimarães (PT-CE)
Líder da Bancada do PT na Câmara

 

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento de Hugo Chávez, presidente da República Bolivariana da Venezuela, destacado protagonista da integração de Nossa América e uma liderança mundial das forças populares.

 

Em 2012, Lula disse a Chavez: “tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória”.

Hoje, neste momento de tristeza e dor, abraçamos os familiares, amigos, colegas de farda e camaradas de crença de Chavez, e dizemos: contem conosco, contem com o Partido dos Trabalhadores, para dar prosseguimento às grandes conquistas políticas e sociais iniciadas pelo governo de Hugo Chávez.

Saudações petistas a este herói da América Latina e Caribenha

Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores

Iriny Lopes, secretária de relações internacionais do PT

Marco Aurélio Garcia, do diretório nacional do PT

Valter Pomar, do diretório nacional do PT