01/03/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula abre debate da primeira reunião do diretório nacional do PT e

Os membros do Diretório Nacional do PT realizam, nesta sexta e sábado (01 e 02), a primeira reunião do ano em Fortaleza (CE). A reunião do Diretório Nacional contou com a presença do ex-presidente Lula na abertura das discussões. Diante das presenças do presidente e do vice-presidente nacional do PT, Rui Falcão (SP) e José Guimarães (CE), respectivamente, Lula prometeu participar mais das atividades partidárias durante o ano que antecede o período eleitoral.

Na pauta da reunião do diretório está a campanha do PT pela votação da reforma política, além da conjuntura política e econômica nacional. "O desafio do nosso governo é retirar milhões de pessoas da pobreza", disse o ex-presidente. A reforma política, uma das prioridades do Partido dos Trabalhadores para 2013, poderá ser votada a partir da proposição de uma emenda popular. Para tanto, a legenda pretende mobilizar os mais de 1,6 milhão de filiados em defesa desta bandeira.

Em seu discurso, Lula criticou o atual sistema político-eleitoral, que conta com o financiamento privado das campanhas eleitorais e que sofre com a falta de fidelidade partidária. "Não é saudável para democracia continuarmos com um sistema em que se criam partidos só para barganhar durante o período das eleições, não é", criticou o ex-presidente durante a abertura da primeira reunião de 2013.

Sobre o "mapa de alianças" que pode consolidar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente orientou a realização de pesquisas em todos os Estados e disse que seria importante para o Partido dos Trabalhadores manter os aliados, mas sem se afastar do conteúdo, dos militantes históricos e das bandeiras que a legenda trouxe para o Brasil, de democracia e igualdade social. "Este é um ano que precisamos ser duros com os nossos companheiros", disse citando o governador da Bahia, Jacques Wagner, e ameaça do crescimento da popularidade de ACM Neto.

Além do deputado José Guimarães, a companheira Sonia Braga é a outra cearense que integra o Diretório Nacional do PT. A reunião vai até às 15h do sábado no Hotel Golden Tulip Iate Plaza e é um evento fechado para os dirigentes do partido.

MÍDIA PROGRESSISTA

O ex-presidente ainda voltou a defender que o Partido dos Trabalhadores constituísse uma mídia própria, com a finalidade de divulgar os feitos dos últimos 10 anos de governo democrático e popular e rebater notícias que vinculassem à imagem do PT à corrupção, e disse que o Instituto Lula estudava a proposta.

"Nós temos que reagir, porque se tem um partido que trabalhou para combater a corrupção foi o PT. Nunca. Eu repito que nunca na história desse País um partido fez tanto para acabar com a corrupção, como fizemos com o fortalecimento que realizamos com o Ministério Público, da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União. [E enquanto isso] Todas as CPIs que tentamos criar em São Paulo eles jogaram debaixo do tapete."