15/02/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Evento com Lula em Fortaleza terá mil convidados e aliados serão c

O balanço dos 10 anos do Partido dos Trabalhadores na Presidência da República em Fortaleza, no próximo dia 28, com o ex-presidente Lula terá mil convidados e será aberto para imprensa local e nacional, revelou o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE), para direção do Sistema Verdes Mares na última quinta-feira (14). O parlamentar informou ainda que a legenda irá convidar o governador Cid Gomes e os senadores José Pimentel, Eunício Oliveira e Inácio Arruda a participarem do evento.

O objetivo do evento, segundo informou o também líder do PT na Câmara, é reforçar os elos da aliança que deve reeleger a presidente Dilma Rousseff em 2014. "A visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará ainda não tem data, no entanto ela deve vir ao Estado para inaugurar o açude Figuerêdo, que beneficia os municipios de Iracema e Alto Santo, e também a ZPE do Porto do Pecém, ao lado do governador", informou.

Sobre a pauta do Congresso Nacional, José Guimarães lembrou que "é interesse do País que se vote o orçamento [para 2013]" e citou o prejuízo de estados e municípios com o trancamento da pauta pela oposição. "Inclusive, existem outras matérias que ainda precisam ser apreciadas em Brasília, como a reforma política, a reforma tributária, os royalties e discussão do pacto federativo que precisamos realizar neste ano pré-eleitoral", completa.

A visita institucional ao sistema de comunicação faz parte da estratégia do líder do PT de se aproximar da imprensa local. No mesmo dia, José Guimarães esteve no Sistema Jangadeiro. Na sexta (15) é aguardada a presença dele no Sistema Cidade de Comunicação, que reune além de um canal de tevê, rádio e mídia eletrônica.

JOGO DEMOCRÁTICO

Sobre a manutenção da aliança entre PT e PSB no Estado, o vice-presidente nacional do PT argumentou que em alguns municípios cearenses, assim como em Fortaleza, os dois partidos "não caminham juntos" . "No caso de Fortaleza, o diretório municipal [do PT] já se pronunciou e nós iremos respeitar essa decisão. O que não pode é a realidade municipal se sobrepor ao grande projeto nacional", disse.

Guimarães opinou que o acirramento da disputa na capital cearense, em 2012, não poderia "continuar causando crise" e classificou o resultado eleitoral do PT em Fortaleza como "uma grande vitória, tendo o PT alcançado 47% dos votos".

Por fim, o parlamentar comentou a decisão do diretório estadual do PT em trabalhar junto ao governador Cid Gomes para que Ilário Marques assumisse uma vaga na Câmara Federal. "A decisão não foi minha, mas, claro, há interesse meu como líder da bancada do PT em ter mais um deputado em Brasília defendendo os interesses do País", conclui.