07/02/2013
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães: Partido dos Trabalhadores é cumpridor dos a
Líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), chama de “estapafúrdia” a informação de que houve uma “traição em massa” do partido na eleição do deputado Henrique Alves (PMDB-RN) à Presidência da Casa. “O PT é cumpridor de acordos, um dos partidos mais fieis. Isso é gente querendo potencializar ou criar intriga entre os dois maiores partidos da base”, afirmou o líder petista, nesta quinta-feira (07), em entrevista ao site Brasil 247.
“É estapafúrdia, fora de contexto e descabida a informação de que houve traição por parte do PT na eleição de Henrique Alves à presidência da Câmara”, reagiu o líder Guimarães, em conversa, por telefone, com a repórter do Brasil 247. Matéria publicada na edição de hoje do jornal Valor Econômico afirma que líderes do PMDB, que não tiveram seus nomes identificados, disseram que “houve uma traição em massa do PT”.
O líder José Guimarães, no entanto, diz ter “absoluta convicção” de que dos votos do PT, no mínimo 80 foram para Henrique. “Eu conversei com todos da bancada. E eles disseram uma única frase: vamos respeitar o acordo”, declarou o líder.
Para o deputado Guimarães, a informação dada ao Valor Econômico tem como único objetivo “potencializar ou criar intriga entre os dois maiores partidos da base”. Segundo o líder, "o legado do PT é esse, é o partido cumpridor de palavras, de resoluções, quando decide, é lei”.
Leia abaixo os principais trechos da conversa:
Brasil 247 - Houve ou não traição do PT na eleição de Henrique Alves?
José Guimarães - Eu nunca vi uma matéria mais estapafúrdia, com informações mais fora de contexto, fora da realidade essa do Valor. Isso é gente querendo potencializar ou criar intriga entre os dois maiores partidos da base. O PT é um dos partidos mais fieis, o presidente Henrique sabe disso. Almocei com ele anteontem e ele tem absoluta convicção de que dos 88 votos do PT, no mínimo 80 foram para ele.
Brasil 247 - O deputado Júlio Delgado receberia o voto de petistas?
José Guimarães - Claro que não, porque você sabe que os petistas têm uma bronca com o Júlio Delgado desde os tempos passados. E voto em branco só foram dois ou três. Eu conversei com todos da bancada. Disseram uma única frase: vamos respeitar o acordo. O PT é cumpridor de acordo, não gosta de puxar tapete na calada da noite. O melhor, o que me conforta como líder, é que o presidente eleito tem absoluta convicção disso. E para dar uma informação dessa sem me ouvir...! Eu acompanho milimetricamente a Câmara. O legado do PT é esse, é o partido cumpridor de palavras, cumpridor de resoluções, quando decide, é lei. Essa informação é descabida e tem um único objetivo: semear a discórdia na relação entre o PT e o PMDB. Mas os dois vão atuar em conjunto.
Brasil 247 - Muitos analistas acreditam que o PMDB ficou muito forte agora com vários cargos importantes. O peso, efetivamente, não é excessivo?
José Guimarães - O fato de o PMDB ter a presidência as duas casas não altera em nada, nós somos a maior bancada. O PT tem autoridade. Não se preocupe com isso não. Hegemonia não é cargo. Hegemonia é na política, é nas ideias.
(Fonte: Equipe PT na Câmara, com site Brasil 247_