04/02/2013
Compartilhe esta postagem:
Câmara dos Deputados elege nova Mesa Diretora
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito por 271 votos e derrotou os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES), que tiveram 11, 165 e 47 votos, respectivamente. No total, votaram 497 deputados e foram contabilizados 3 votos brancos.
A eleição de Henrique Eduardo Alves sela o acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio. O deputado André Vargas (PT-PR) passa a ocupar a vice-presidência na Mesa Diretora e o deputado Carlos Biffi (PT-MS) assume a 4ª secretaria.
“A bancada do PT se manteve firme e é com essa firmeza que conduziremos a nossa bancada, prevalecendo o espírito de que as grandes questões nacionais deverão fazer parte da nossa agenda em 2013, dialogando com a oposição e, sobretudo, com o nosso País”, parabenizou o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). “Em nome da bancada do PT os nossos parabéns e os nossos votos de uma gestão eficiente a altura dos desafios da nossa nação”.
Um dos compromissos assumidos por Henrique Alves é a criação de comissão especial para analisar propostas de emenda à Constituição (PECs) que priorizam, na execução do Orçamento, o empenho de emendas individuais de deputados e senadores. Henrique Eduardo Alves prometeu ainda analisar os cerca de 3 mil vetos presidenciais que aguardam análise no Congresso e distribuir as relatorias de medidas provisórias conforme a proporcionalidade partidária.
Ele disse ainda que as relatorias de medidas provisórias (MPs) serão distribuídas conforme a proporcionalidade partidária. Alves espera que a pauta da Câmara não seja sufocada pelas MPs e que se abra espaço para outros assuntos, como os royalties do petróleo, o pacto federativo e a segurança pública.
Ocupará a 2ª Vice-Presidência o deputado Fábio Faria (PSD-RN), Marcio Bittar (PSDB-AC) foi eleito para 1ª Secretaria e Simão Sessim (PP-RJ) passa a ocupar a 2ª Secretaria e Maurício Quintella Lessa (PR-AL) a 3ª Secretaria Biffi (PT-MS). Os suplentes de secretário eleitos foram: Gonzaga Patriota (PSB-PE); Wolney Queiroz (PDT-PE); Vitor Penido (DEM-MG); e Takayama (PSC-PR).
SECRETÁRIO
O novo 4º secretário da Câmara, deputado Biffi (PT-MS), responsável por supervisionar o sistema habitacional da Câmara, disse que vai se inteirar da reforma dos imóveis funcionais e buscar a melhor solução para a Casa. "Vamos trabalhar com seriedade e disposição ao diálogo e ao entendimento."
(com informações e imagem da Agência Câmara)