24/01/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Deputado José Guimarães participa de reunião no Palá

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), foi um dos 16 deputados federais cearenses que participou na tarde da última quarta-feira (23) de almoço e reunião no Palácio de Iracema com o governador Cid Gomes e os candidatos à Presidência e Vice-presidência da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB) e André Vargas (PT), respectivamente.

Após dois anos na Presidência da Casa, com o deputado Marco Maia (RS), o Partido dos Trabalhadores declarou apoio à chapa que traz na vice-presidência o secretário de Comunicação do PT nacional. A alternância faz parte de um acordo firmando entre PT e PMDB, partidos que comandam as duas maiores bancadas no Congresso Nacional, tanto na Câmara quanto no Senado Federal.

"Nós do PT apoiamos o Henrique Alves pela sua experiência e por entendemos que o PMDB tem sido fundamental para governabilidade do país. A grande maioria dos partidos também entendem assim e por isto estamos otimistas com a vitoria", declarou Vargas.

Segundo informou Guimarães, o peemedebista firmou com o governador o compromisso de votar ainda neste ano as novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Além disso, Alves se comprometeu em derrubar os vetos da presidente Dilma Rousseff e retomar a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo aprovada no final de 2012, que conta com o apoio da ampla maioria dos governadores.

Ao todo, o potiguar apresentou 14 propostas aos deputados cearenses, entre elas a reestruturação de espaços da Câmara, melhoria na estrutura de assessoramento parlamentar e uma “limpeza” dos vetos presidenciais que aguardam votação na casa. No ano passado, a votação do regime de urgência que analisaria os vetos presidenciais foi alvo de disputas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar da indefinição do apoio do governador às candidaturas de Henrique Alves e André Vargas, Cid Gomes, que é correligionário do mineiro Júlio Delgado, que também concorre à Presidência da Câmara, se comprometeu em não pressionar a bancada federal para nenhum dos lados. Caso não haja acordo, a bancada cearense do PSB deve votar na direção oposta do que votaria a maioria dos parlamentares cearenses.

A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para as 10h do dia 4 de fevereiro. Sete integrantes titulares (um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários), além de quatro suplentes de secretários serão eleitos para um mandato de dois anos.

(com fotografia de Joselito Silveira)