23/01/2013
Compartilhe esta postagem:
"Não acho que o DNOCS deva deixar de existir", afirma Jos&eacut
O deputado José Guimarães (CE), que assumiu a liderança do PT na Câmara em dezembro último, defendeu uma reestruturação do DNOCS, com realização de um novo concurso público, com objetivo de renovar o quadro de funcionários, e a repactuação da função do órgão de combate aos efeitos da seca. Durante entrevista para o programa Debates do O Povo, da rádio O Povo /CBN, o parlamentar defendeu que o DNOCS deveria se ocupar principalmente de cuidar dos atuais perímetros irrigados, ao invés de se ocupar da expansão dos atuais perímetros.
O parlamentar ainda defendeu que o combate aos efeitos da estiagem deva ser feito por meio de ações emergenciais, como programas sociais como o Bolsa Estiagem e o Seguro Safra, além da operação Carro Pipa e a construção de barragens e cisternas de placa; e obras estruturantes, com o fim de resolver o problema da falta d´água para irrigação e criação do gado.
"O Cinturão das Águas, que está incluído nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, é um sistema itegrado de abastecimento d´água saindo ali de Jati, no Cariri, e percorrendo todas as regiões do Ceará, até a região Norte do Estado", cita. "Esse projeto está orçado quase em R$ 8 bilhões e já já começam as licitações", disse.
Ainda segundo o deputado José Guimarães "uma estrutura centenária como o DNOCS" enfrentou muitas crises, incluindo denúncias de corrupção, embora "não se possa esquecer do legado" do órgão que foi responsável, no Ceará, pela construção de açudes como o Castanhão e o Orós. "É claro que, ainda que tenham sido feitas grandes obras como estas, governos anteriores deixaram de lado a construção de adutoras. Estamos devendo tanto na parte dos pequenos agricultores quanto no agronegócio", criticou a baixa participação da agricultura no crescimento do PIB cearense.
Também participou do programa Debates do Povo o engenheiro agrônomo Alessandro Nunes, representando o Instituto Cáritas. O debate de rádio foi transmitido pela 95.5 FM.