23/01/2013
Compartilhe esta postagem:
Primeiro ano de mandato deve ser marcado por contenção de despesas
O governador Cid Gomes confirmou nesta terça-feira (22) que o primeiro ano de mandato dos novos prefeitos e prefeitas deverá mesmo ser marcado pela contenção de despesas. "Que os senhores, ou as senhoras, façam contenção dos gastos agora, ou vão perder a oportunidade. A hora é essa, mesmo para aqueles que foram reeleitos: peçam licença para cortar custos e sigam em frente", disse.
Durante a abertura Encontro de Novos Prefeitos, promovido pela Aprece, e que acontece hoje e amanhã (23) no Centro de Eventos do Ceará, o governador orientou aos novos prefeitos que chamassem todos os secretários municipais e fizessem um levantamento minuncioso dos gastos. "Administração pública é conhecer cada gasto, é saber de cada gordura e o estrago que ela traz", disse relembrando o tempo em que foi prefeito de Sobral.
O assunto já havia sido abordado pelo deputado José Guimarães ainda no ano passado, durante o I Seminário Por uma Nova Governança, promovido pelo mandato parlamentar. Na opinião do petista, que é líder do PT na Câmara, o cenário internacional de crise econômica e definição de um novo pacto federativo, o que incluiria uma "reforma tributária profunda".
Pelas regras atuais, a maioria dos impostos permanece com a União ou com os estados, sendo responsabilidade dos municípios perceber apenas os impostos territoriais e de prestação de serviço. "Prefeito não pode rer receio de cobrar imposto", complementa o governador.
OCARA
Na opinião da prefeita Vânia Clementino (Ocara), que esteve na abertura do evento acompanhada pelo secretários municipais de administração, trabalho, assistência social, finanças e saúde, o Encontro de Novos Prefeitos ajuda a saber como proceder neste momento "muito delicado", que é o primeiro ano de mandato.
"Com certeza, a expectativa é de um mandato do PT numa gestão municipal redobra, mas estamos muito bem preparados com o apoio do deputado federal José Guimarães, do deputado Dedé Teixeira e com o apoio do senador José Pimentel, e estamos com toda garra, ao lado da presidente Dilma Rousseff, para trabalharmos pela população do nosso município", ressaltou Vânia, que ressaltou o apoio do "grande municipalista", o ex-prefeito Leonildo Farias.
Além da prefeita de Ocara, também marcaram presença na abertura do Encontro de Novos Prefeitos, a prefeita Ana Teresa (Jaguaruana) e os prefeitos Gerlásio Loiola (Forquilha), Wanderley Nogueira (Morada Nova), José Marcondes (Tabuleiro do Norte) e Bosco Cigano (Baturité). A vice-prefeita Cristiane Braga (Baturité) também esteve presente.
SUCESSÃO
A eleição da nova diretoria da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) deve escolher a prefeita reeleita Aninha de Kito (Fortim) como nova presidente da entidade. O acordo firmado que garante a posse da nova diretoria foi confirmado hoje (22) pelo governador e deverá ser confirmado amanhã (23).