17/01/2013
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães homenageia jornal O Povo pelos 85 anos de exist&eci
O deputado José Guimarães (CE) participa na noite desta quinta-feira (17) da festa de comemoração dos 85 anos do jornal O Povo, no Lulla´s Plazza. Em entrevista, o parlamentar que passou a ocupar a liderança do PT na Câmara elogiou a trajetória do jornal que comemorou o aniversário no último 7 de janeiro com edição especial.
"São 85 anos de existência de um dos mais importantes meio de comunicação do Brasil, que sempre se manteve comprometido com a democracia e com a liberdade de expressão. A democracia deve muito ao jornal O Povo, que ocupou um papel decisivo na luta pelo fim do regime militar, na consolidação de uma imprensa livre e independente", disse.
O Povo, um dos jornais mais tradicionais do Estado do Ceará, que já recebeu onze prêmios Esso, foi fundado em 7 de janeiro de 1928 por Demócrito Rocha. Em seu primeiro editorial, O Povo defendeu o propósito de um jornal "defender dos interesses da sociedade contra as oligarquias dominantes", da época, e capaz de "levar o desenvolvimento ao Ceará".
Em suas 16 páginas iniciais, o jornal trazia artigos da nata da intelectualidade cearense como Rachel de Queiroz, que na época assinava "Rita de Queluz", Antônio Drumond, Filgueiras Lima, Jáder Moreira de Carvalho, Suzana de Alencar Guimarães, Beni Carvalho e outros.
Ao longo dos anos, O Povo passou por diferentes linhas editoriais. Instituiu, em 1997, o seu Conselho de Leitores, formado por representantes da sociedade civil, o Conselho se reúne bimestralmente para avaliar, criticar e sugerir pautas. O Povo é também o único jornal do Estado e um dos únicos do Brasil a ter ombudsman.
(Imagem: Jornal O Povo)