17/12/2012

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Dilma Rousseff visita Hospital da Mulher em Fortaleza

A presidente Dilma Rousseff visitou o Hospital da Mulher de Fortaleza no último domingo (16). Acompanhada do ministro Alexandre Padilha (Saúde) e da ministra Eleonora Menicucci (Secretaria Especial de Política para Mulheres), a presidente conheceu o equipamento público que é referência nacional em atendimento público. A prefeita Luizianne Lins foi quem guiou a visita ao hospital.

Antes de conhecer a parte interna do Hospital da Mulher, Dilma descerrou uma placa alusiva à sua visita. A presidente ainda conheceu o Laboratório de Imagens, as salas de parto normal, pré e pós-parto, o corredor do Centro Cirúrgico, UTI neonatal de alto e médio risco e UTI adulto, além da sala de Práticas Integrativas Complementares. "Eu estou impressionada com este Hospital. É um orgulho para o Brasil", destacou.

Considerado um dos maiores equipamentos públicos para tratamento específico de saúde feminina no país, o Hospital da Mulher de Fortaleza, desde sua inauguração, em julho deste ano, já realizou mais de 9.050 consultas especializadas, além de 23.213 exames laboratoriais e de 4.473 exames de imagem. Aconteceram também, neste período, 613 partos, dentre normais e cirúrgicos.

INVESTIMENTOS

Durante a visita, a Prefeitura de Fortaleza anunciou que receberá R$ 2,1 milhões mensais do governo federal para manutenção do Hospital da Mulher. Além disso, após reuniões da prefeita com Dilma, o Ministério da Saúde anunciou que enviará, ainda este mês, R$ 10,5 milhões para cobrir as despesas de manutenção do Hospital nesses primeiros meses de funcionamento, de agosto a dezembro de 2012.

Em virtude de complicações relativas ao trânsito, deslocamento e o tempo para credenciamento, o deputado José Guimarães (PT-CE) optou por participar do último evento da agenda da presidente Dilma Rousseff em Fortaleza. O parlamentar já havia marcado presença durante a inauguração do Hospital da Mulher em agosto deste ano, ao lado do ministro Alexandre Padilha.

INAUGURAÇÕES

No começo da tarde, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou no Centro de Referência e Prevenção ao Crack e Outras Drogas (CRP - Crack) e mais um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) 24 horas. No momento, o ministro disse serem decisivas "a política de Saúde integrada a de Assistência Social e a recuperação da vida dessas pessoas", reforçando a importância do combate intersetorial ao uso de drogas.

DESEMBARQUE

A presidente Dilma Rousseff ao Ceará na madrugada de sábado (17) para domingo (16), saindo de Moscou, na Rússia. Dilma descansou durante quase todo dia e esteve acompanhada por alguns aliados e ministros do governo. O embarque para Brasília se deu menos de 24 horas após a chegada em Fortaleza. Hoje pela manhã (17) já teve reunião com o ministro Guido Mantega.