13/12/2012
Compartilhe esta postagem:
Deputado José Guimarães elogia sanção de lei que ben
O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo, parabenizou a presidente Dilma Rousseff pela sanção da Lei 12.740/12, que altera o artigo 193 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e redefine os critérios das atividades ou operações perigosas. Com a sanção presidencial, os vigilantes passam a ter direito de adicional de risco de vida de 30% do salário.
A promulgação da nova lei era um dos compromissos do vice-líder que, em julho de 2011, declarou que iria se empenhar pela aprovação da proposta, da mesma maneira como já trabalha em defesa dos trabalhadores rurais e urbanos. Em novembro do mesmo ano, Guimarães requereu à Mesa Diretora da Câmara a votação do projeto de lei, o que acabou se tornando realidade naquele mesmo mês.
"Estaremos lá em Brasília para apoiá-los, mas não faz mal pedirmos para que vocês botarem o vermelho e pressionarem os demais parlamentares a votarem conosco [no Congresso Nacional], porque ainda existe uma forte presença dos patrões lá", cobrou durante reunião no Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará em julho.
Na opinião do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), a mudança é uma “justa retribuição àqueles que arriscam suas vidas defendendo pessoas e patrimônios”. O baiano fez o uso da palavra no Plenário da Câmara nesta semana para parabenizar a mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Vigilantes no ano passado.
(com imagem do PT na Câmara)