06/12/2012
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães participa da reunião da cúpula do PT
O deputado José Guimarães (PT-CE) participa na próxima sexta (07) e sábado (08), da reunião da Executiva Nacional do PT que acontece em Brasília (DF). A reunião traz como pauta a avaliação da conjuntura nacional e internacional, o balanço eleitoral das disputas em todo Brasil e a preparação do partido para o PED, o processo de eleição direta das instâncias partidárias nos municípios, nos estados e nacionalmente.
“É um momento de enfrentamento, e em que muitos usam a estratégia de criminalizar o PT. Vamos mobilizar o nosso partido e a militância a reagir à altura aos ataques da mídia e da oposição”, define o parlamentar, que ocupa a vice-presidência do partido.
Na opinião dele, com a conquista de 654 prefeituras, em 2012, e com a qualificação dos prefeitos eleitos a presidente Dilma poderá ser reeleger com facilidade. Guimarães ainda avalia como “vitoriosos” os dois primeiros anos da atual gestão a frente da Presidência da República e aponta como meta para o próximo ano o crescimento da economia brasileira acima dos 4%.
Clique aqui e ouça o audio da entrevista com o deputado José Guimarães (PT-CE).
ÍNTEGRA DA ENTREVISTA
Mandato Aberto - Deputado, o PT realiza amanhã o seu encontro da direção nacional. Gostaria que você comentasse a pauta do encontro e a conjuntura política que envolve o partido, nacionalmente, hoje.
Deputado José Guimarães – A reunião da direção nacional tem o objetivo de fazer, primeiro, um balanço da conjuntura política e econômica do País. As [recentes] medidas anunciadas pela presidenta Dilma, o impacto delas na economia brasileira e a nossa determinação de continuarmos fazendo a disputa política. É um balanço da conjuntura política do momento, que é um momento de enfrentamento, e em que muitos usam uma estratégia de criminalizar o PT. Vamos mobilizar o partido e a nossa militância a reagir à altura aos ataques da mídia e da oposição.
O segundo tema da reunião é o balanço das eleições. O balanço é que o PT saiu vitorioso, foi o partido mais votado e registramos um dos maiores crescimentos que já tivemos. Agora, nos dias 28 e 29 de janeiro, vamos realizar um grande encontro com todos os 654 prefeitos petistas eleitos pelo PT em todo Brasil. O PT sai vitorioso das urnas e nós precisamos qualificar as novas administrações petistas. O governo do PT não pode ser mais um: tem que ter qualificação, tem que ser profundamente comprometido com a eficiência e, sobretudo, com a gestão participativa.
E o último ponto é que vamos fechar o calendário do PED [Processo de Eleição Direta para as direções municipais, estaduais e nacional]. O prazo para registro das chapas e calendário de mobilização do PED.
Se cumprirmos essa agenda em 2013, nós vamos chegar com facilidade à reeleição da presidenta Dilma.
Mandato Aberto – Está na pauta da reunião um balanço dos dois primeiros anos da presidente Dilma?
Deputado José Guimarães – Claro que está, porque são dois anos vitoriosos. A presidenta deixa marcas importantíssimas na área social e econômica. E, neste último caso, há de se ressaltar a redução da taxa de juros e as medidas anunciadas para o reaquecimento da economia.
O governo da presidenta Dilma garante o crescimento da economia com uma profunda distribuição da renda e o enfrentamento da miséria no Brasil.
Por tanto, são dois anos vitoriosos, e a nossa tarefa é pilotar o Brasil para cresçamos pelo menos 4% no ano que vem. E, com isso, queremos garantir o sucesso das políticas públicas e a geração de emprego e renda em todo País.
(Fotografia: Mário Agra /PT nacional)