25/07/2012
Compartilhe esta postagem:
Guimarães destina emenda parlamentar para expansão da UFC em Itap
O vice-líder do governo Dilma na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), cumpre o compromisso, assumido em 2011, de instalar um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Itapipoca, no Ceará. No final do semestre da Câmara Federal, o parlamentar conseguiu a aprovação de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2012 (LDO 2012) que garante a expansão da Rede Federal de Ensino Superior para cidade localizada na região do Vale do Curu e Aracatiaçu.
Além da “cidade dos três climas”, que conta com mais de 116.075 mil habitantes (CENSO, 2011), a emenda parlamentar beneficia outros 17 municípios da região. Atualmente, o Vale do Curu conta somente com a Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o que tem levado jovens deste território se deslocarem para capital para ingressar numa faculdade, ou, então, desistirem do sonho de cursarem uma universidade.
Para o deputado José Guimarães, a geografia local, entrecortada por regiões de sertão, serra e praia, favorece a diversidade social, cultural e potencializa o crescimento econômico nas áreas agrícolas, da agroindústria, indústria fabril, serviços, turismo e pólo calçadista. “Estes componentes favorecem o aumento crescente de sua população urbana e portanto, das demandas, principalmente da juventude”, explica.
“Sabemos da importância que essa unidade de ensino superior tem no desenvolvimento da região. Portanto, precisamos avançar na oferta de possibilidades para população jovem, que representa um segmento da população deste território, especialmente com opções que a UFC pode oferecer”, completa o atual coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional.
Entenda a notícia
Além da região de Itapipoca, José Guimarães ainda garantiu para outras duas regiões do Estado do Ceará a instalação de campus avançados da Universidade Federal do Ceará, nas regiões Centro-Sul e Serra da Ibiapaba. Por fim, o parlamentar também conseguiu a aprovação parcial do relator, o deputado Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), de uma emenda destinada a ajudar no tratamento e reeinserção dos dependentes de crack, álcool e outras drogas e outra para construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Atualmente, a experiência de interiorização das universidades já contempla as regiões Norte e do Cariri. A principal mudança é que os estudantes não precisam mais se deslocar até a capital cearense para estudar numa Instituição de Ensino Superior pública.
Da mesma maneira, a instalação de um campus avançado da UFC em Itapipoca beneficiará diretamente a população jovem de 18 municípios cearenses e poderá colocar o Estado do Ceará em pé de igualdade a Pernambuco e Bahia, onde a descentralização das universidades públicas já é uma realidade.