24/05/2012
Compartilhe esta postagem:
Infraero assina ordem de serviço para início das obras do Aeroport
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) assina, na próxima sexta-feira, 25, às 15h, a ordem de serviço para início das obras de reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins. Também será feita uma adequação do sistema viário e ampliação do pátio de manobras.
De acordo com a Infraero, a reforma deve ser iniciada em junho e a primeira fase da obra finalizada em dezembro de 2013. A segunda etapa estará pronta em dezembro de 2016. Ao todo, serão investidos R$ 337 milhões pela empresa. Com as obras, o Terminal de Passageiros terá a área aumentada dos atuais 38.500 m² para 133.829 m², além de aumentar sua capacidade operacional anual de 6,2 milhões de passageiros para 14,2 milhões.
Para a contratação da obra, a Infraero adotou o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que teve como relator na Câmara o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo Dilma na Câmara. A MP foi criada para dar celeridade às obras da Copa do Mundo. “Boa noticia para o Ceara. Amanhã às 15 hs será assinada pelo presidente da Infraero a ordem de serviço para ampliação do Aeroporto Pinto Martins”, comemorou o parlamentar pelo Twitter.
Onze empresas participaram do processo, sendo declarado vencedor o consórcio CPM Novo Fortaleza, formado pelas empresas Consbem Construções, Paulo Octávio Investimentos Imobiliários e MPE Montagens e Projetos Especiais. O certame foi presencial no próprio Aeroporto, entre os dias 6 e 10 de fevereiro deste ano.
O evento terá a presença do diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, do Superintendente Regional do Nordeste, Fernando Nicácio, e do Superintendente do Aeroporto Wellington Santos.
Pista fechada
Entre os dias 06 de agosto até 29 de setembro deste ano a pista de pouso ficará fechada entre as 5h e 11h. Neste período, segundo a Infraero, podem acontecer trocas e cancelamentos dos vôos. Na fase das obras que vai de 15 até 28 de junho, apenas o inicio da pista será restaurado, nos primeiros 745 metros de asfalto, portanto, não vai ser necessário o fechamento imediato. No dia 28 de junho a obra vai ser paralisada em decorrência do período de alta estação.
A primeira fase da intervenção começou no ano de 2011, mas aconteceram duas paralisações em decorrência do período de alta estação e também das chuvas.
(com informações do Portal O Povo)