03/05/2012

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Assembleia Legislativa lança Pacto pelo Pecém nesta sexta-feira (0

Com um leque de 17 entraves no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Assembleia Legislativa do Ceará reúne os atores sociais envolvidos e lança o movimento "Pacto pelo Pecém" na próxima sexta-feira (04). O evento que acontece no Plenário 13 de Maio, terá a presença do governador Cid Gomes e do coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional, deputado José Guimarães (PT/CE), além de deputados estaduais, empresários, autoridades públicas e entidades representativas.

Na ocasião será lançado o documento "Pacto pelo Pecém: Para Vencer e Enfrentar Desafios - Iniciando o Diálogo", elaborado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia. "Nosso objetivo será integrar e congregar todos os protagonistas na instalação de empreendimento de grande porte que é o CIPP", informa o secretário executivo do Conselho de Altos Estudos, Eudoro Santana.

Conforme explicou, em entrevista, o pacto será organizado em núcleos: setor público municipal, estadual e federal; setor produtivo, sociedade civil e movimento sociais; academias e instituições de pesquisa. Entre os entraves a serem solucionados estão a integração entre os vários órgãos que atuam no Pecém e a interação do CIPP com os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Eixos de Ação

A criação de um plano global de telecomunicações, a partir da implantação de uma rede de fibras óticas, e o alfandegamento da área são alguns desafios que, certamente, constarão na pauta do Pacto pelo Pecém. O documento será dividido em três eixos. O primeiro, intitulado "Pacto Pelo Pecém - Iniciando o Diálogo" traça um diagnóstico geral do que é o CIPP.

No segundo, constarão os aspectos técnicos, geográficos, econômicos, sociais, ambientais, políticos e de governança; e, por último, serão expostos e debatidos os desafios a serem enfrentados. Além de identificar os entraves e gargalos, apontará as questões mais urgentes.

Histórico

Com apenas 10 anos de existência, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) buscou aprender os mais velhos para não cometer os mesmos erros. No início de abril, uma comitiva formada pelo deputados estaduais Dedé Teixeira, Lula Morais, Sérgio Aguiar e Bethrose realizaram uma visita aos Complexos de Suape (PE), que tem 35 anos de existência; e Camaçari (BA), com 30 anos.

O complexo baiano não cuidou da formação da mão de obra e, só agora, uma escola técnica chega à região. No Pecém, já há projetos para a capacitação da mão de obra, desenvolvidos por empresas do complexo. Quanto à infraestrutura, o transporte ferroviário está nos planos para a área, com a implantação do VLT, o que diferenciaria o complexo portuário cearense de Suape.