27/02/2012
Compartilhe esta postagem:
Metrô de Fortaleza irá promover “revolução” do transp
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (27), investimentos no valor de R$ 2 bilhões na ampliação do Metrô de Fortaleza. O anúncio aconteceu pouco depois da presidente se deslocar da Estação Rachel de Queiroz para Estação Virgílio Távora, em Maracanaú. Conforme anunciou, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador também receberão investimentos via PAC para ampliar e melhorar a mobilidade urbana das capitais.
Atualmente, mais de 90% da linha Norte-Sul, do Metrofor, já estão concluídas. “Essa obra, que começou em 1997, tem data para começar [a funcionar]”, comemorou o governador Cid Gomes informando que a linha começa a operar no dia 15 de junho. O grande desafio, ainda assim, será acelerar o andamento do VLT Parangaba-Mucuripe, para o qual a presidente novos investimentos. O trecho, de mais de 13km, deve ser inaugurado no final de 2013, antes da Copa do Mundo Fifa.
“Eu considero muito importante para o governo federal a construção e a expansão da rede de metrô, porque o Brasil mudou. O governo federal tem que ajudar os governos estaduais a transformar a vida urbana das médias e grandes cidades. O metrô é uma realidade em todas as grandes cidades do mundo. E é legítimo que Fortaleza tenha essa estrutura”, defendeu Dilma.
A presidente ainda destacou que os trens, com os quais o Metrofor irá funcionar, são fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada em Barbalha, na região do Cariri, interior do Ceará.
Além do governador, acompanharam também a presidente Dilma: o deputado José Guimarães (PT/CE), vice-líder do governo na Câmara; o senador José Pimentel (PT/CE), a prefeita Luizianne Lins e o secretário das Cidades, Camilo Santana.
VLT Parangaba-Mucuripe
Através do site do governo do Estado, o governador Cid Gomes informou que as obras civis do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão realizadas pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza, que inclui as empresas Consbem Construções e Comércio LTDA, Construtora Passarelli LTDA. e Engexata Engenharia LTDA.
O consórcio apresentou o menor preço durante o processo licitatório (R$ 179.546.499,60). O valor, ainda segundo o site, é 13% inferior ao preço de referência máximo que havia sido proposto. As ações sociais, obedecendo a Lei Estadual 15.056, acontecerão anteriormente ao período de remoção. Além de indenização, o governo Cid Gomes oferece indenizações e moradias no Condomínio Cidade Jardim, ao lado do Conjunto José Walter.
(Im) Previsível
Errou feio quem previu que a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes não iriam subir no palanque nesta segunda-feira (27). Numa clara afirmação da aliança iniciada com o ex-presidente Lula, Dilma não só agradeceu ao apoio político dos dois, como ressaltou o trabalho dos ministros, deputados e senadores presentes.
"Governar o Brasil não pode ser apenas uma tarefa da presidenta, preciso de parceiros como o governador Cid Gomes e da prefeita Luizianne", discursou. Segundo ela, Cid reúne a “sensibilidade” e a “capacidade” para resolver os problemas que porventura surjam na construção do VLT.
"Eu devo a minha eleição aos votos que recebi no Ceará. Tenho uma imensa lealdade a ao povo cearense", agradeceu.
(com imagem do Blog do Planalto)