02/12/2011
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães reafirma candidatura do PT à Prefeitura de F
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores deve definir, entre dezembro e janeiro do próximo ano, o nome que vai representar a legenda nas eleições municipais de Fortaleza. O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT/CE) participa, nesta sexta-feira (02), da reunião da Executiva Nacional em Belo Horizonte (MG). O encontro reúne mais de 80 membros do partido, incluindo prefeitos de cidades estratégicas e presidentes estaduais da legenda.
Conforme José Guimarães antecipou na reunião do diretório estadual, no último sábado (26), as cidades com mais de 150 mil habitantes serão prioridade para legenda nas próximas eleições. Se o número for seguido à risca, o grupo reúne 172 municípios, sendo que 117 deles já possuem um levantamento prévio do cenário eleitoral. As cidades representam 42% do eleitorado brasileiro e reúnem em torno de 53% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas pela nação.
“São centros que irradiam política e se tornaram fundamentais para qualquer projeto nacional”, justificou o presidente nacional do PT, Rui Falcão. A previsão é que a maioria das 117 cidades prioritárias para legenda no próximo ano tenha candidato definido até o final do ano, mas o calendário petista determina o prazo-limite de até março para a divulgação das coligações eleitorais e o final de abril para a definição de nomes de candidatos.
O deputado José Guimarães faz parte do grupo de trabalho que coordena as eleições municipais no Nordeste. Entre as capitais nordestinas prioritárias para o PT no próximo ano estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB). Atualmente o PT administra 28 cidades com mais de 150 mil habitantes.
Sudeste
Duas capitais do Sudeste permanecem no centro das preocupações da legenda. Após lançar a pré-candidatura de Fernando Haddad para Prefeitura de São Paulo, a legenda segue à procura o nome da vice. Para Rui Falcão, está descartado o nome de Gabriel Chalita (PMDB) para o posto na campanha. "Se houver aliança com o PMDB, o Chalita não será vice. Ele mesmo já disse que não se candidatou para ser vice", declarou.
Em Minas Gerais há outra situação que preocupa o PT nacional. Contrariando a decisão do diretório nacional de que a legenda não forme aliança com o PSDB, DEM e PPS, que são oposição ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional, o PT poderá concorrer a vice de Márcio Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte que deve buscar a reeleição. O ponto é: Lacerda já anunciou que contará com apoio do PSDB nas próximas eleições.
Ouça a entrevista do deputado Rui Falcão para Rádio PT.