14/11/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Icapuí: Jerônimo Reis vence eleição suplementar e &ea

O vereador Jerônimo Reis (PT) é o novo prefeito de Icapuí, município localizado no Litoral Leste do Estado do Ceará. O petista, que formou chapa com Vicente da Redonda (PT), e teve o apoio do prefeito interino Manoel Jeová da Silva (PSD), teve 61% dos votos válidos (6.650 votos no total) durante a eleição suplementar e garantiu o retorno de uma administração petista à cidade que se tornou nacionalmente conhecida por ser agraciada com o prêmio Paz e Liberdade da Unicef em 1992, durante adminstração de Dedé Teixeira (PT).

"É um momento de grande festa e comoção para uma população que vinha sofrendo com a falta de crescimento e de projetos importantes para esta cidade. Conte conosco, Icapuí, pois iremos trabalhar mais do que nunca para retomarmos o destaque que tivemos quando vocês conheceram o modo petista de governar", comentou o vice-líder do governo Dilma na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE).

Além do apoio do deputado federal, a eleição de Jerônimo teve a participação e o apoio do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do ex-prefeito e atual deputado estadual Dedé Teixeira. No final de semana anterior ao dia de votação, Falcão e Teixeira participaram de um grande ato em praça pública que também contou com a participação de Odorico Teixeira (ministério da Saúde), Décio Munhoz (prefeito Cascavel), Veveu Arruda (prefeito Sobral), Leonildo Farias (prefeito Ocara) e Joaquim Cartaxo (vice-presidente estadual do PT). “[Esta vitória] Não só [representa] a retomada do PT, mas de um grupo político, que estava contra todo esse sistema que estava em Icapuí. Nós nos unimos e vamos recomeçar a história da cidade”, afirmou o prefeito eleito.

Em segundo lugar nas eleições suplementares, ficou o candidato Lindoberto do Nascimento Sousa (PTB) com 4.205 votos válidos. Marcus Rebouças (PTN) somou 970 votos, mas estes foram computados como nulos porque o candidato aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o deferimento do seu registro de candidatura impugnado em duas instâncias. De acordo a Justiça Eleitoral, estão aptos a votar em Icapuí 14.801 eleitores. Nas eleições deste domingo (13), foram registradas 2.530 abstenções. Dos 12.271 votos apurados, foram contabilizados 132 votos brancos e 1.284 nulos. A diplomação do novo prefeito, Jerônimo Reis, e do vice, Vicente de Paulo, ambos do PT, deve ocorrer até 27 de novembro, em uma sessão da Câmara Municipal de Icapuí.

Contexto

A eleição suplementar foi realizada por conta da cassação, em setembro deste ano, do então prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e de seu vice-prefeito, Heverton Costa, por suposto abuso de poder político e econômico. O processo eleitoral encerrado ontem (13) foi marcado por um série de irregularidades nos nomes apresentados pelos opositores. Até dois dias antes da escolha do novo prefeito, os eleitores viam-se num vaivém de possibilidades. O candidato do PMDB, Raimundo Lacerda Filho, fora substituído na cabeça de chapa, na noite da última sexta-feira, pelo seu vice, Irmão Betinho, que ficou em segundo lugar na votação, com 38% das preferências.

O nome inicial fora cassado pela Justiça Eleitoral, juntamente com o candidato de outra chapa, Marcus Rebouças (PTN). Isso porque ambos estavam filiados aos seus partidos havia menos de um ano, contrariando requisito legal. Tendo as candidaturas impugnadas, os dois partidos políticos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que até ontem não havia julgado o caso. Por conta disso, os votos de Rebouças sequer foram computados.

(com imagem do jornal O Povo)