07/11/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Comissão da Lei Geral da Copa ouve CBF e Fifa nesta terça-feira (0

A comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 (PL 2330/11, de autoria do Executivo) se reúne na próxima terça-feira (08) para ouvir o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerôme Volcker. No último dia 01, o deputado José Guimarães (PT/CE) defendeu a construção de um entendimento entre aquilo que a Fifa “realmente necessita” para realizar o mundial e o respeito à legislação brasileira.

De acordo com o acordo entre governo e federação internacional, o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) precisa aprovar a lei até o final deste ano. “Temos que evitar, de cara, a polarização: quem está ao lado da Fifa, quem não está; quem defende o governo, e quem não defende. Esse não é o melhor caminho para produzir um relatório que expresse a vontade nacional, inclusive dessa casa [Câmara] e do Congresso”, disse o parlamentar cearense durante a audiência realizada pela manhã.

Na comissão especial, José Guimarães defende a garantia da meia-entrada para idosos e estudantes nos eventos do mundial, de acordo com o que propõe a norma brasileira. “Se tem alguém que defende soberania é a presidente Dilma. Portanto, fiquem tranqüilos que ela não vai simplesmente rasgar as leis brasileiras a qualquer custo e a qualquer preço. Temos que preservar a Copa do Mundo no Brasil e fazermos as adaptações possíveis que não interditem e não retirem aquilo que está consolidado nas leis brasileiras”, lembrou.