03/11/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Cinturão Digital será inaugurado nesta quinta (03) no Palác

O Cinturão Digital do Ceará (CDC), será inaugurado nesta quinta-feira (03), às 14 horas, no auditório do Palácio da Abolição, pelo governador Cid Gomes e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante. A inauguração acontecerá simultaneamente em diversos pontos do Estado e serão transmitidas ao vivo na solenidade no Abolição: Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Posto da Secretaria da Fazenda, em Tianguá; Liceu de Banabuiú; e imagens do radar meteorológico em Quixeramobim.

O Cinturão Digital é uma infraestrutura de 2.600 Km de fibra óptica capaz de conectar 92 cidades cearenses através de uma rede de transmissão de dados. A obra beneficia 90% da população urbana de todo Ceará, permitindo aplicações nas áreas de tele-medicina, educação à distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância, além do atendimento imediato das necessidades de comunicação da Copa FIFA 2014

A população poderá acessar a rede mundial com qualidade, em tele-centros, praças, escolas e comunidades. As empresas provedoras de serviços serão chamadas para compartilhar, por processo licitatório, a infraestrutura e a capacidade já instalada do CDC.

O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, ampliará os recursos do CDC, através de Convênio firmado entre a Telebrás e a Etice. A Rede Nacional de Pesquisa, do Ministério da Ciência e Tecnologia, também se utilizará do CDC para prover banda larga nos campi universitários no Interior do Ceará.

(com informações e imagem do site do Governo do Estado)