01/11/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Tempos de Planície: José Dirceu lança livro em Fortaleza na

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu (PT/SP), estará em Fortaleza no dia 03 de novembro para lançar o livro "Tempos de Planície". O lançamento acontece às 18h30 na Livraria Cultura, localizado no Shopping Varanda Mall - Av. Dom Luís, 1010. No campo das letras Dirceu ficou conhecido por lançar, juntamente a Wladimir Palneira, Abaixo a Ditadura - O movimento de 68 contado pelos seus líderes, lançado pela Editora Garamond em 1998.

A nova publicação é um trabalho coletivo de análise da história recente brasileira, do período autoritário até o surgimento e crescimento do Partido dos Trabalhadores. A obra reúne 73 artigos publicados de 2006 a 2010 nos principais veículos de comunicação do país. Os textos estão organizados em oito capítulos temáticos e revelam discussões fundamentais sob a perspectiva de nossa história recente.

“Os artigos reunidos nessa coletânea representam parte do que têm sido minhas atividades e reflexões desde que saí do governo e tive cassado meu mandato parlamentar. Um de meus desafios, perante gerações presentes e futuras, é demonstrar que um militante não precisa de cargos e postos para travar o bom combate”, afirma José Dirceu na introdução do livro.

Brasília foi escolhida para o primeiro evento de lançamento do livro, realizado no dia 28 de setembro; a cidade foi sucedida por São Paulo, no dia 10 de outubro. Agora é a vez dos fortalezenses poderem participar do lançamento da obra e conhecer um pouco mais da análise política do ex-ministro do governo Lula. O livro é uma leitura de aprofundamento, com linguagem fácil e acessível, além de uma forte contribuição para historiadores interessados em entender a história recente do Brasil.

Biografia

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores e advogado, José Dirceu de Oliveira e Silva, é natural de Passa-Quatro (SP). Dirceu foi líder estudantil entre 1965 e 1968, sendo que no último ano chegou a ser preso no XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Ibiúna. Em setembro de 1969, com mais quatorze presos políticos, deportados do país, em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, foi deportado para o México. Posteriormente exilou-se em Cuba.

Fez plásticas e mudou de nome para não ser reconhecido em suas tentativas de voltar ao Brasil após ser exilado, e voltou definitivamente ao país em 1971, vivendo um período clandestinamente em São Paulo e em algumas cidades do Nordeste e, quando teve novamente sua segurança ameaçada, retornou a Cuba. Em 1975 retornou ao Brasil, estabelecendo-se clandestinamente em Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná.
Com a redemocratização, em 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, do qual foi presidente nacional durante a década de1990.

Exerceu vários mandatos: entre 1987 a 1990 foi deputado estadual constituinte por São Paulo, e, em 1991, 1998 e 2002 elegeu-se deputado federal. Em janeiro de 2003, após tomar posse na Câmara dos Deputados, licenciou-se para assumir o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, onde permaneceu até junho de 2005.

Foi sucedido na presidência do PT por José Genoíno. Genoíno, por sua vez, foi substituído por Tarso Genro, que completou o mandato de Dirceu. Depois disso, Ricardo Berzoini foi eleito o novo presidente do PT. Atualmente, o presidente do PT é Rui Falcão, substituindo José Eduardo Dutra no cargo de Presidente do Partido.

Serviço
Lançamento do livro Tempos de Planície, de José Dirceu
Editora: Alameda
382 páginas
Brochura: 0,470g
Formato: 14x 21