31/10/2011
Compartilhe esta postagem:
PSD deve integrar base governista no Congresso Nacional, afirma José Guim
O Partido dos Trabalhadores amplia, nesta segunda-feira (31), a sua participação na Câmara dos Deputados. Com a posse do novo ministro dos Esportes, o deputado Aldo Rebelo (PC do B), a legenda ganhou mais uma vaga na casa e busca construir, junto ao PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab (PSD/SP), uma ampla base de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff.
Atualmente, o PT possui 86 deputados federais e forma a maior bancada na Câmara dos Deputados. Logo atrás dele vem o PMDB, com 79 deputados e o recém-criado PSD, com 51. Os partidos de oposição, PSDB, DEM e PTB, possuem, respectivamente, 49, 26 e 20 deputados federais. “O PSD já votou junto à bancada governista na sua estréia na Câmara e deve continuar apoiando as medidas que o Brasil precisa”, acredita o deputado José Guimarães (PT/CE).
Apesar da direção nacional do PSD declarar independência, na semana passada o PSD votou com o governo na aprovação da Desvinculação das Receitas da União (DRU). A Emenda 61/11 permite que o governo utilize como quiser 20% da arrecadação de todos os tributos existentes, mesmo os que tiverem vinculação constitucional.
A exceção é para verbas da educação e para as transferências constitucionais aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios oriundas de repartição de receitas, como os fundos de participação dos estados (FPE) e municípios (FPM).
Confira abaixo o número de deputados federais por bloco:
PT - 86
PMDB - 79
Bloco PSB, PTB, PCdoB - 64
PSD - 51
PSDB - 49
Bloco PR, PTdoB, PRP, PHS, PTC, PSL - 44
PP - 37
DEM- 26
PDT - 5
Bloco PV, PPS - 20
PSC - 16
PRB - 10
PSOL - 3
PMN - 2
PRTB - 1
Total 512