31/10/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Juventude petista se une e aclama Ícaro Gaspar para secretaria da Juventu

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores aclamou, na tarde do último domingo (30), o nome Ícaro Gaspar para secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores. O jovem advogado de 24 anos foi escolhido por 412 jovens de mais de 114 municípios cearenses para representar jovens petistas de 16 até 29 anos pelos próximos dois anos.

 

Cerca de 65% dos delegados que compareceram ao Congresso, realizado no Sindicato dos Bancários no Estado do Ceará (SEEB), pertenciam à Juventude Democracia Radical (JDR). O grupo, ligado ao Campo Democrático, linha de pensamento petista que tem como expoente maior o deputado federal José Guimarães (PT/CE), enviou 253 delegados eleitos por conferências municipais e construiu o diálogo com as demais linhas de pensamento do PT (Militância Petista, Movimento PT, Democracia Socialista, Articulação e Fórum Socialista).

Na pauta do acordo, a JDR cede oito vagas de delegados para o Congresso Nacional da Juventude do PT para as demais correntes e deve participar do encontro nacional com 32 membros. As demais correntes participam do evento com 26 delegados.

“O Ícaro é motivo de orgulho para o PT, por ser jovem, advogado, pela militância de base e pela responsabilidade de assumir um discurso de unidade dentro do PT Ceará”, comenta o secretário nacional de Juventude, Waldemir Paschoal. “[Esse discurso] é um diferencial e um marco para qualquer gestão, e acredito que essa posição vá ter consonância nacional com a secretaria nacional [de Juventude] e um apelo grande aqui [no diretório estadual] também”.

Nova juventude

Avaliando como positivo o saldo do Congresso Estadual da Juventude, o novo secretário de Juventude do PT/CE, que é natural de Acopiara, no Centro-Sul do Ceará, aponta como grande desafio a municipalização das discussões com a juventude petista e o diálogo aberto com a sociedade. “O principal foco e ganho que estamos tendo [no Congresso Estadual] é a possibilidade de discutir de forma igualitária, dando a tranquilidade aquilo que foi discutido e proposto por toda militância aqui presente”, disse.

“Fazer o debate do PT é reconhecer o espaço social que esse partido de massas tem na sociedade. É saber que, apesar dos ataques midiáticos e da desqualificação do debate político, o jovem ainda pode colocar uma estrela no peito e sair dizendo com orgulho que ´eu sou petista, sim, e não abro mão”, finaliza.