21/10/2011
Compartilhe esta postagem:
Roberto Smith assume a “menina dos olhos” do Governo do Estado
O acadêmico e ex-presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, assumiu, na manhã desta segunda-feira (21), presidência da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). O órgão do Governo do Estado do Ceará tem como objetivo atrair investimentos para o Estado nos setores agropecuário, industrial, tecnológico, comercial e de serviços.
O deputado José Guimarães (PT-CE), que cumpriu agenda até às 5h da manhã em Brasília, chegou no final da posse do novo presidente da Adece. Após cumprimentar Roberto Smith, o parlamentar almoçou com o vice-governador Domingos Filho. “Com José Guimarães tenho encontrado o companheirismo tão indispensável nas jornadas políticas que alimentam a luta por uma sociedade mais justa e democrática”, destaca o novo presidente da Adece.
Em seu discurso, Smith lembrou dos desafios ao ter assumido o Banco do Nordeste, quando percebeu “o risco de ver nossos fundos serem transferidos para o Banco do Brasil”, e comparou assumir a agência de desenvolvimento em um momento de crise econômica internacional com a situação de “trocar os pneus com o carro andando”.
“Torna-se necessário que seja claro, realista em meio à chamada guerra fiscal e retardamento de uma reforma tributária correlacionada com uma política de desenvolvimento regional que ainda permanece para todos nós como um enigma”, pontuou. “Deveremos concluir logo a inclusão dos dois diretores para rever o planejamento estratégico e nossas metas”.
Projetos
Lembrando que o Estado possui cerca de 4% da população nacional e produz apenas 2% das riquezas produzidas pelo País, o governador Cid Gomes apontou o desafio do desenvolvimento industrial do Ceará, lembrando da importância de investimentos de grande porte no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e chamando a Adece de "menina dos olhos" da administração estadual.
“Não podemos perder a oportunidade de atrair essas grandes riquezas [Companhia Siderúrgica do Pecém, Refinaria Premium II, Laminadora de aço e Mineradora de Itatiaia]. Ter essas oportunidades no nosso Estado é pensar em sonhos nem antes sonhados pelos ceareses”, argumentou Cid. De acordo com o governador, faz-se necessário reuniões periódicas com a Petrobras para acelerar o processo de construção da refinaria.