14/10/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Universidade Federal do Cariri sede em Juazeiro do Norte e mais quatro campi

Já tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2208/11 (de autoria do Poder Executivo), que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O deputado José Guimarães é um dos principais responsáveis por mais esta conquista para o Estado do Ceará. "Não há como pensar em modelo de desenvolvimento econômico se não investirmos em educação", defende o vice-líder do governo Dilma na Câmara.

Atualmente, o projeto de lei foi encaminhado às comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, a nova instituição de ensino superior, que nasce a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), terá sede em Juazeiro do Norte e contará com outros quatro campi, nos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato e Icó.

A UFCA já nasce ofertando 27 cursos de graduação e 6.490 vagas para estudantes nas modalidades de graduação e pós-graduação. Integram o corpo de funcionários da UFCA, 727 cargos a serem criados, sendo: 197 cargos de professores do magistério superior, 212 cargos técnico-administrativos de nível superior e 318 (trezentos e dezoito) de nível intermediário, além dos cargos de confiança serão criados 484 cargos comissionados.

A nova universidade federal cearense faz parte do plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Superior, Profissional e Tecnológica do governo federal. No dia 16 de agosto deste ano, a presidente Dilma anunciou a criação de quatro novas universidades, 47 novos campi universitários e 208 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em todo País.No caso cearense, serão instaladas doze instituições federais de ensino técnico. Ao término de 2014, segundo compromisso firmado pela presidente, o Estado contará com 29 IFCEs.