07/10/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães propõe tornar Festa do Pau da Bandeira patri

É de autoria do deputado federal José Guimarães (PT/CE) o Projeto de Lei No. 2.475/11, que declara a Festa do Pau da Bandeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A festa tradiconal de Barbalha, município localizado no Cariri, extremo-sul do Ceará, presta homenagem a Santo Antônio, mais conhecido como “o santo casamenteiro”.

Somente neste ano, mais de 500 mil pessoas participaram do cortejo que sai todo ano da comunidade Sítio São Joaquim e vai até a Praça da Matriz. Pela tradição, os homens são responsáveis por carregar o mastro de aroeira, de mais 20 metros de comprimento e cerca de duas toneladas, por cerca de seis quilômetros. As mulheres que tocam o mastro e tomam o chá feito com a lasca da “rama branca”, como é conhecida a árvore, acreditam garantir um bom marido num futuro próximo.

Atualmente, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Regional do Cariri estudam o festejo popular. O costume veio da Europa no século XIX, mas o pau da bandeira só foi adotado pela Igreja Católica em Barbalha a partir de 1928.