22/09/2011
Compartilhe esta postagem:
Aeroporto do Cariri passa a ser administrado pela Infraero
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou, na manhã desta quinta-feira (22), que assume a administração do Aeroporto Regional Orlando Bezerra, no Cariri. Desta forma, o Governo Federal poderá realizar investimentos no equipamento, uma das principais demandas da região. Em audiência com o deputado José Guimarães (PT-CE) e o prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, onde se localiza o aeroporto, o presidente da estatal, Gustavo do Vale, anunciou o início imediato das reformas.
A primeira ação será a construção de módulos operacionais provisórios (MOPs), que abrigarão áreas de embarque e desembarque. São áreas "amplas, climatizadas", que proporcionarão maior conforto aos usuários. O modelo seguirá o padrão utilizado em aeroportos como o de Florianópolis (SC). O investimento nesta fase inicial, que engloba intervenções emergenciais, será de R$ 4 milhões.
De acordo com José Guimarães, que intermediou o diálogo entre a prefeitura e a União, a ordem de serviço para as obras será assinada ainda esta semana. “É uma conquista de extrema importância, dado o valor estratégico do aeroporto para o Cariri e a integração do Nordeste”, comemorou o parlamentar.
Para Guimarães, vice-líder do governo Dilma na Câmara Federal, agora deverá ser feito “um esforço para dar celeridade às obras”. A expectativa é de que esta fase das intervenções esteja concluída em até cinco meses, disse o deputado.
O prefeito Santana se disse entusiasmado com o resultado do longo processo de diálogo e ressaltou que, concluídas as ações emergenciais, será iniciado um estudo para a reforma definitiva do aeroporto. “O que foi concretizado aqui terá um grande impacto na economia e na qualidade de vida do Cariri”, afirmou.
O presidente da Infraero informou também já ter autorizado a elaboração de “termo de referência” para a construção de um novo terminal de passageiros. Outras intervenções serão realizadas para modernizar o aeroporto, em especial com melhorias na pista de pousos e decolagens.
Acompanharam a audiência, na sede da Infraero, em Brasília, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), Antônio Mendonça.