19/09/2011
Compartilhe esta postagem:
Cabeças 2011: José Guimarães eleito um dos “mais influentes
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, na última sexta-feira, a aguardada lista dos parlamentares mais influentes do congresso Nacional, edição 2011. Uma das novidades da seleta lista é o deputado cearense José Guimarães (PT).
Exercendo seu segundo mandato na Câmara, Guimarães é vice-líder do Governo Dilma na Casa e atua de forma recorrente como líder. Ganhou a confiança do Planalto e foi escalado para relatar a Medida Provisória que criou o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), missão na qual três deputados haviam fracassado.
O RDC criou regras mais ágeis e transparentes para a contratação de obras relacionadas à Copa do do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016, que serão realizadas no Brasil, garantindo ao País a condição de cumprir os prazos necessários para os investimentos ligados aos eventos, em especial as intervenções de mobilidade urbana e aeroportuárias.
Conhecido pelo seu talento na articulação política, Guimarães não apenas conseguiu a aprovação do RDC com folgada margem de votos no plenário da Câmara – após embate de mais de quatro horas com a oposição -, como seu trabalho ganhou elogios do Tribunal de Contas da União e da presidente Dilma.
Petista histórico, Guimarães é visto como um dos líderes da bancada do partido (do qual é vice-presidente nacional) e interlocutor preferencial dos governos estadual e federal.
Os "cabeças" 2011
Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.
Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar.
Participação feminina
A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Com informações do Portal do DIAP