23/08/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Bancada do PT debate redução da jornada na quinta-feira com a CUT

A bancada do PT na Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado Paulo Teixeira (PT /SP), receberá, na próxima quinta-feira (25), o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique. Na pauta da reunião que ocorrerá a partir das 9h, no Plenário 5 da Câmara, a proposta de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial (PEC 438 /01).

O deputado federal José Guimarães (PT /CE) é um dos pioneiros a defender a pauta trabalhista na Câmara dos Deputados. Em março de 2008, o político cearense recolheu 220 assinaturas de parlamentares e anunciou a criação da frente em defesa dos trabalhadores. Para ele, a redução da jornada vai permitir a criação de mais empregos e, consequentemente, estimular o aquecimento da economia nacional.

“Aprovar a redução da jornada de trabalho é permitir que o ganho de produtividade seja partilhado com os trabalhadores”, defende o parlamentar cearense. "Por isso, a nossa luta é pela melhoria das condições de vida de cada trabalhador e de cada trabalhadora, e contra o desemprego, que ainda ocupa uma fatia significativa da população do País".

Câmara

Um grupo de trabalho foi criado recentemente pela bancada petista para promover o diálogo com as centrais sindicais acerca da redução da jornada. Quem coordena o grupo é o deputado federal Vincentinho (PT /SP), que conta com a participação de Ricardo Berzoini (PT /SP) no GT.

"A vinda da CUT e das demais centrais sindicais é uma simbiose necessária. A bancada do PT possui um profundo respeito por estas entidades e esperamos contar com toda a força do movimento sindical brasileiro para que consigamos aprovar a redução da jornada de trabalho, entre outras questões fundamentais que desejamos tratar ainda este ano”, declarou Vicentinho.

(com imagem da Central Única dos Trabalhadores)