17/08/2011
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães e prefeito Dr. Santana participam de audiênci
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu, na última segunda-feira (15), o vice-líder do governo Dilma na Câmara, deputado José Guimarães (PT /CE), e o prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana. Na pauta da audiência, a criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC), que terá Reitoria sediada na terra do Padre Cícero.
Guimarães afirmou estar "muito otimista" com a criação da nova UFRC. "Com a criação da mais nova universidade federal, agora no Cariri, o governo Dilma dá continuidade ao plano de expansão do ensino superior iniciado pelo governo Lula, e garante mais cidadania e desenvolvimento às cidades pólo, no Ceará e no Brasil", completa, lembrando que outras três novas instituições de ensino superior (IFEs) foram anunciadas, sendo duas no Nordeste - na Bahia - e uma no Norte - no Pará.
Ainda segundo o parlamentar, a decisão de onde ficará a sede da UFRC obedecerá a critérios técnicos, mas que alguns fatores devem favorecer a instalação em Juazeiro do Norte, como a estrutura já existente do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), no município, e a intenção da prefeitura em doar um terreno para a nova universidade. "O prefeito Santana não mediu esforços para garantir a sede em Juazeiro", garantiu Guimarães.
Prefeito
Com o ministro Haddad, Manoel Santana ainda tratou de assuntos ligados ao ensino fundamental e de projetos de ampliação de escolas de educação infantil. Santana ainda teve reunião, na última terça-feira (16), com o reitor da UFC, Jesualdo Farias.
“Precisamos, unidos, nos preocupar primeiro com questões como infraestrutura [para UFRC] e com qual linha de ação devemos seguir em relação ao desenvolvimento regional. Com um pensamento futurista poderemos então discutir sobre a sede da Reitoria já que o projeto tramitará de 1 ano e 6 meses a 2 anos”, explicou Jesualdo.