03/08/2011
Compartilhe esta postagem:
José Guimarães: relatório da reforma política concil
O vice-líder do governo Dilma, José Guimarães (PT /CE), participou, na manhã desta quarta-feira (03), da apresentação preliminar do relatório da Comissão Especial da Reforma Política para a bancada petista na Câmara dos Deputados. De acordo com o parlamentar cearense, o relatório, que será apresentado na próxima quinta-feira (04) na comissão especial pelo deputado federal Henrique Fontana (PT /RS), busca unir, numa única proposta, o PT, o PMDB e os partidos de esquerda.
"O principal objetivo é a moralização da política brasileira", destaca José Guimarães, que aponta as propostas de financiamento público da campanha eleitoral e lista proporcional mista como os focos centrais da reforma que deve vigorar a partir de 2014. "Nós, do PT, que fazemos parte da comissão especial, podemos dizer que, tanto o relator, quanto os demais membros da comissão, realizaram um esforço grande em torno deste consenso. O trabalho do deputado Henrique Fontana representa um instrumento inovador no combate à corrupção e um incentivo ao fortalecimento dos partidos políticos", completa.
Na última segunda-feira (01), o relator Henrique Fontana já havia apresentado, numa reunião interna do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, um esboço do que será apresentado para os demais integrantes da comissão da Câmara dos Deputados. Para Fontana, a proposta que deverá ser encaminhada para aprovação no Plenário da Câmara ainda nesse semestre inibe o abuso do poder econômico com multas de até 40 vezes o valor doado irregularmente.
"Tenho convicção de que se as propostas contidas no relatório forem efetivamente implementadas, o sistema politico eleitoral brasileiro vai se qualificar, principalmente com a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha. Esse dispositivo vai reduzir os custos das campanhas, dar maior liberdade e independência aos titulares de mandatos e tornar mais acessível à ascensão a cargos eletivos de pessoas sem recursos financeiros", destacou Fontana.
Agenda
Na próxima quinta-feira (04), José Guimarães segue para o Rio de Janeiro, onde participa da reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Na pauta da reunião mensal, debates sobre a conjuntura nacional e internacional, além de temas relevantes como os preparativos para a etapa extraordinária do IV Congresso Nacional do PT; eleições municipais de 2012; campanha nacional sobre a reforma política e recomposição de cargos na Fundação Perseu Abramo.
Na sexta-feira (05), também no Rio de Janeiro, será realizada a reunião trimestral do Diretório Nacional do PT, com horário de início previsto para as 10 horas. As reuniões ocorrem nas dependências do Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, nº 20).