14/07/2011

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


IX Acampamento da Juventude acontece no final de julho em Icapuí

Acontece, nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho, na praia de Tremembé, em Icapuí, a nona edição do acampamento Latino Americano da Juventude. Na programação, shows (de artistas locais e nacionais), oficinas, palestras e debates a respeito de temas como Protagonismo Juvenil, Lei Maria da Penha, Ano Internacional da Mulher e o centenário de nascimento de Maria Bonita, esposa do cangaceiro popularmente conhecido como "Lampião".

O encontro, que tem o apoio do deputado federal José Guimarães (PT), está fundamentado em princípios como democracia, participação popular, respeito às diferenças, integração entre os povos latino-americanos e pluralidade cultural e política. O slogan deste ano é: "O Sol está nos olhos de quem brilha". "É um encontro com pessoas de vários lugares, a intenção é promover a união entre os povos através do que nos une", explica o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), o idealizador do evento.

O principal eixo estratégico do IX Acampamento são a arte, cultura e esporte, além da reflexão crítica sobre condição de ser jovem nos dias atuais. São onze o número de oficinas ofertadas, gratuitamente, são elas: colagem criativa, tambor de crioula, roteiro para vídeo, circo, prática percursiva, desafios de preservação da zona costeira, redação do Enem, fotografia com caixa de fósforo, guitarra e baixo elétricos e pintanto o litoral brasileiro. Está confirmado o show da banda de reagge brasileira Cidade Negra no segundo dia do acampamento.

Neste ano, o aumento dos investimentos em infraestrutura deve ampliar ainda mais o público que vem prestigiando ao longo dos anos. O espaço disponível para barracas, na praia de Tremembé, foi explorado ao máximo. A organização do evento também informa que as tendas que abrigam as barracas e protegem do sol foram modernizadas e planejadas para oferecer maior conforto e espaço.

Saiba mais

A primeira edição do acampamento da juventude ocorreu em 1997, ensejando os 30 anos da morte de Che Guevara, o centenário de morte de Antônio Conselheiro e o primeiro ano sem Paulo Freire. Desde então, sempre o encontro latino-americano promove a discussão de grandes temas, como a resistência dos povos indígenas, políticas públicas para mulheres, negros, e o protagonismo político e cultural de jovens.