12/07/2011
Compartilhe esta postagem:
Federação de agricultores lança Grito da Terra 2011 no Cear
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece), representante estadual da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) lançou, na manhã desta terça-feira (12) o Grito da Terra Brasil (GTB) no Estado.O evento, que começou com ato político em frente à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Governo do Ceará, segue até amanhã na capital cearense, entre atos políticos e rodadas de negociações.
Este é o sexto encontro estadual na região Nordeste realizado pelos representantes da categorial nacionalmente. À tarde, houveram negociações entre lideranças de todo Ceará e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Cidades e Desenvolvimento Agrário, ambas do Governo do Estado. Na pauta, a reivindicação dos agricultores por melhores condições de produção e o combate à miséria no campo.
"Essa secretaria [de Desenvolvimento Agrário], não mudou apenas o nome, mudou a política e a concepção; mas fomos nós que conseguimos por reivindicação junto ao governo Cid Gomes. Por isso, não poderíamos deixar de abrir este evento em frente desta casa, que também é a casa de todos agricultores do Estado", discursou o presidente da federação, Moisés Brás. "Por isso, viemos aqui para não deixar que ela volte ao passado, porque quando chegávamos aqui [antes de Cid], ela nos recebia com a polícia e ninguém podia entrar dentro. Olhem bem a diferença que temos hoje aqui", destacou.
Mandato
Representando o mandato do deputado federal José Guimarães (PT), o coordenador político do parlamentar, Bartolomeu Cavalcante, justificou a ausência do líder interino do governo Dilma afirmando que o mesmo se encontrava em Brasília votando medidas importantes no Congresso Nacional. Bartolomeu ainda lembrou do compromisso de José Guimarães com a implantação de mais cisternas de placa, "na casa de cada agricultor e agricultora"; com o avanço da reforma agrária e com o fortalecimento do programa Garantia Safra, do governo federal.
"Meus companheiros e minhas companheiras, ele [José Guimarães] compreendeu, assim como vocês, que: é preciso amor para poder pulsar. É preciso paz para poder sorrir e é preciso chuva para fazer florir E nos mandou dizer que queremos nos manter solidários pela terra ", finalizou
Saiba mais
O Grito da Terra Brasil (GTB) é uma das maiores atividades de massa que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realiza, anualmente, desde 1995. É um momento em que se apresenta aos Governos Federal, Estaduais e Municipais, um conjunto de reflexões, reivindicações e anseios que são gerados a partir das necessidades da agricultura familiar brasileira.
Os GTBs realizados até agora, tiveram um papel fundamental na conquista de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. O grande exemplo disso é a existência do PRONAF - Programa Nacional da Agricultura Familiar, instituído pelo governo Federal. O mesmo é fruto dessa luta histórica do MSTTR.